Depois de quanto tempo posso cancelar o saque-aniversário? Existe prazo a ser aguardado

16/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra depois de quanto tempo posso cancelar o saque-aniversário e veja o passo a passo de como mudar a sistemática do FGTS.

Publicidade

Depois de quanto tempo posso cancelar o saque-aniversário? A mudança na sistemática do FGTS permite ao trabalhador resgatar uma parcela do saldo do Fundo de Garantia anualmente. Contudo, isso possui consequências.

Dentre as principais delas está o bloqueio do saque-rescisão em caso de dispensa sem justa causa ou de acordo rescisório. O retorno a ele depende do cancelamento do saque de aniversário, mas isso possui um prazo.

Saiba qual é esse prazo e como funciona o cancelamento da categoria de saque anual do FGTS. O Guia do Ex-Negativado reuniu o que você precisa saber sobre o assunto, confira e tire suas dúvidas.

Depois de quanto tempo posso cancelar o saque-aniversário?

A partir do 25° mês após a adesão a ele. De acordo com as regras da modalidade de saque do Fundo de Garantia, a permanência mínima nele é de 24 meses completos.

Portanto, é necessário refletir antes de aderir a esta sistemática do FGTS, pois em caso de perda do emprego não será possível resgatar o saldo da conta do Fundo de Garantia, mas somente a multa rescisória.

Como voltar para o saque-rescisão?

Depois de passado o tempo para cancelar o saque-aniversário você pode retornar ao saque-rescisão.

O procedimento para isso é bastante simples e rápido e acontece dentro do aplicativo FGTS.

Veja o passo a passo de como fazer:

  • Entre no aplicativo FGTS com seu CPF e senha de cadastro;
  • Na página inicial clique no banner do saque-aniversário;
  • Então, veja o contrato, clique em “Li e concordo com as condições do serviço” > “Continuar” > “Alterar sistemática saque FGTS”;
  • Por fim, leia a mensagem que surgirá na tela e clique em “Sim” para confirmar o cancelamento da modalidade.

Cancelei o saque-aniversário e fui demitido; posso sacar o FGTS de rescisão?

Caso o cancelamento da modalidade de aniversário ocorra antes da rescisão do contrato, sim.

Todavia, caso ela se dê apenas após a dispensa do trabalhador, ele não poderá fazer o saque-rescisão.

Leia: Antecipação saque-aniversário deixa o saldo bloqueado? O possíveis impactos do empréstimo

Conheça mais sobre o FGTS e suas modalidades de saque! No App do Guia você encontra tudo o que precisa saber sobre este benefício e sobre outros que são garantidos à população brasileira. Baixe agora mesmo e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa