Descubra 5 investimentos que rendem mais do que a poupança em 2022

Historicamente, a caderneta de poupança é vista como uma aplicação segura e que garante ao consumidor brasileiro a possibilidade de obter rendimento sem correr riscos de perder dinheiro. Mas você sabia que existem opções melhores, sendo algumas que rendem inclusive o dobro? Confira 5 investimentos que rendem mais do que a poupança em 2022.

Quanto rende a poupança hoje?

Antes de mais nada, para fazer uma comparação é necessário saber quanto a poupança está rendendo neste mês de setembro de 2022.

Pelo fato de a Selic estar em um patamar elevado, a poupança atinge seu limite de 5% de remuneração adicional, além de 2% da sua remuneração básica.

No total, atualmente a caderneta de poupança rende 7% ao ano, com isenção de Imposto de Renda.

5 investimentos que rendem mais do que a poupança

Listamos abaixo investimentos que são simples e podem ser acessados através de qualquer corretora e em muitas contas digitais com plataformas para o cliente investir.

CDB (diversos bancos)

CDB é um tipo de investimento no qual o consumidor empresta para o banco e recebe com juros. Está na modalidade renda fixa e, sendo assim, sua rentabilidade é conhecida antes de realizar a aplicação.

A maioria dos bancos emite o seu próprio CDB, sendo possível encontrar facilmente nos aplicativos de cada um ou em qualquer corretora de investimentos.

Um exemplo em destaque é oferecido pela conta digital do PagSeguro, com validade de três meses, chamado de CDB PagBank.

Seu rendimento é de 120% do CDI, com vencimento em um ano. A rentabilidade total bruta seria em torno de 16,38%.

investimentos que rendem mais do que a poupança
5 investimentos que rendem mais do que a poupança em 2022 (Foto: Canva Pro)

 

Tesouro Direto Prefixado

Quando falamos em comparação com a poupança, que é considerada como a mais segura por consumidores brasileiros, é imprescindível também colocar no meio um título público do Tesouro Direto.

Nesse caso, o consumidor estará emprestado dinheiro para o governo federal e recebendo com juros, sendo uma aplicação de risco baixíssimo.

No Tesouro Prefixado 2025, a rentabilidade anual é de 11,69%, com investimento mínimo de R$ 31,01. Seu vencimento é em 2025.

Tesouro IPCA

Nesse caso, uma opção de investimento a longo prazo. Funciona de forma a acompanhar a variação da taxa de inflação (IPCA).

Isso faz com que o poder de compra do seu dinheiro tenha rendimento composto por uma taxa de juros pré-estabelecida pelo Tesouro Direto junto com a variação da inflação no Brasil.

Uma opção é o Tesouro IPCA+ 2026, que garante uma rentabilidade anual de 5,57% + IPCA.

A título de comparação, nos últimos 12 meses o acumulado do IPCA no Brasil foi de 8,73%.

LCI ou LCA

Tratam-sem de opções que se assemelham tanto na sigla, como também no modelo de aplicação.

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário, enquanto LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. São investimentos de renda fixa que tem como lastro financiamentos imobiliários ou do agronegócio.

O ponto mais positivo é que ambos são isentos de Imposto de Renda e geralmente garantem rentabilidade de cerca de 100% do CDI, que hoje é 13,65%.

Contas digitais que rendem automaticamente

Existem ainda as contas digitais que oferecem rentabilidade sem precisar aplicar em títulos. Basta ter dinheiro no saldo e verá o rendimento acontecer a cada dia que passar.

São os casos de C6 Bank, Iti, Mercado Pago, Nubank e PicPay. Os quatro primeiros rendem 100% do CDI, enquanto o último oferece rentabilidade de 102% do CDI.

Deixe um comentário