CPF pedido nas farmácias e nas lojas: o que fazem com seus dados? Aprenda e abra o olho

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que é feito com o CPF pedido nas farmácias? A lei permite isso? Saiba mais sobre o assunto e proteja os seus dados contra golpes!

Publicidade

O CPF pedido nas farmácias e em outras lojas muitas vezes garante ao consumidor o acesso a descontos e promoções exclusivas. Mas o que realmente é feito com os seus dados, você sabe? O Guia do Ex-Negativado investiga isso hoje, 10 de setembro, e convida você a participar.

Apesar de ser uma prática recorrente, isso não significa que ela é correta ou que não apresenta riscos. Uma vez que o seu CPF é tão importante, torna-se indispensável que você saiba onde ele está sendo usado.

Afinal, não por acaso esse também é o principal documento utilizado em fraudes, pois é com ele que golpistas requerem empréstimos, serviços e produtos em nome das vítimas.

O que acontece com o CPF pedido nas farmácias e lojas?

CPF pedido nas farmácias
CPF pedido nas farmácias e nas lojas: O que fazem com seus dados? – Foto: Canva

 

Embora seja bem comum que lojistas requeiram o número do CPF no momento de compras, saiba que isso nem sempre é uma prática segura.

Afinal, falta transparência dos estabelecimentos em relação aos consumidores sobre como aquele dado é utilizado, como ele é mantido e a segurança que lhe é concedida.

Note, então, que o requerimento agride a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, na medida em que usa dados do consumidor sem que haja a devida transparência, informação e consentimento livre.

São Paulo proíbe o pedido de CPF em farmácias e lojas

Diante da falta de transparência das lojas no uso do número de documentos dos clientes, São Paulo sancionou uma lei estadual que proíbe que estabelecimentos requeiram o CPF em troca de descontos.

Portanto, os estabelecimentos desse estado não podem, por lei, fazer essa solicitação. Embora os demais estados brasileiros careçam de regulamento nesse sentido, o pedido do número de documento feito nos estabelecimentos continua sendo contrário à LGPD.

Por isso, sempre que você passar por uma situação em que o número do CPF é pedido em farmácias e lojas para concessão de descontos, questione como, onde e até quando os seus dados serão utilizados. É seu direito!

Além disso, também é possível fazer uma denúncia no Procon sobre a atuação contrária à lei de proteção de dados. Afinal, tratam-se dos seus dados. E eles são importantíssimos.

Como proteger o seu CPF?

Primeiramente, evite concedê-lo sem motivo em estabelecimentos. Além disso, sempre mantenha seus documentos sempre em sua posse e jamais deixe alguém se ausentar do lugar em que você está levando-os consigo.

Igualmente, busque monitorar seu CPF em páginas como a do Serasa e jamais conceda seus documentos para eventuais contatos online de pessoas que afirmam ser lojistas ou trazem ofertas.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça