Despesas mensais: 7 dicas vitais para reduzir gastos no mês e equilibrar as finanças pessoais

25/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Dificuldade em lidar com as despesas mensais? Então veja 7 dicas especiais que ajudarão você a garantir maior equilíbrio financeiro!

Publicidade

Despesas mensais – Muitas famílias vivem em uma verdadeira corda bamba financeira. Enquanto algumas lidam com despesas mensais superiores à renda, outras não conseguem chegar com 1 centavo sobrando ao final do mês.

Pois saiba que isso pode ser fruto de meros descuidos e desatenção em relação às contas. Além disso, de desorganização. Ao deixá-los de lado, então, torna-se possível limitar os gastos e ver o orçamento se equilibrar.

Para ajudar você a alcançar esse objetivo, o Guia do Ex-Negativado reuniu 7 dicas especiais para que você diminua suas despesas. Continue lendo e confira quais são elas!

Como diminuir as despesas mensais? Veja 7 dicas

Alcançar o equilíbrio financeiro requer alguns esforços que se revelam na adoção de novos hábitos. Contudo, eles podem ser mais simples do que você imagina e fazem toda a diferença.

1 – Anote todas as suas despesas mensais, por menores que sejam

Em primeiro lugar, saiba que somente será possível limitar suas despesas caso você anote todos os seus gastos do mês. E isso engloba desde os mais pequenos até os maiores. Igualmente, os fixos e variáveis.

Isso torna possível que você visualize como o seu dinheiro vai embora. Consequentemente, pode reconhecer gastos passíveis de corte e que são desnecessários.

2 – Cozinhe em casa para diminuir as despesas mensais

Pedir comida com frequência, assim como fazer suas refeições em restaurantes e outros estabelecimentos, tende a ser muito mais caro do que cozinhar em casa.

Portanto, um modo de limitar suas despesas é por meio da adoção do hábito de preparar comida em casa. Aliás, esta é uma ótima maneira de desenvolver um novo hobby e aprender coisas novas.

Para facilitar a sua vida, uma boa dica é preparar um cardápio semanal. Junto a ele, determine o que você precisa comprar e as quantidades exatas. Assim, diminua as possibilidades de cair em tentação e comprar coisas desnecessárias.

3 – Revise as tarifas do banco e do cartão

Você sabe quais são as taxas e tarifas decorrentes da sua conta bancária e do seu cartão de crédito? Pois saiba que estas podem ser fontes de despesas mensais que acabam com seu orçamento.

Por isso, requeira os contratos, bem como analise o extrato bancário. Também, busque negociar taxas ou, então, procure outras opções de serviços bancários.

4 – Cancele assinaturas e serviços que não usa

Na era dos streamings é comum que as pessoas mantenham muitas assinaturas de serviços que, na verdade, não utilizam. Por isso, é importante analisar o que você assina, o que usa e o que não utiliza.

Uma ideia que pode ser bastante frutífera é alternar assinaturas. Isto é, manter uma assinatura em um mês e cancelá-la no próximo mês para usar outra. Com isso, você não fica sem conteúdos ao mesmo tempo em que limita as despesas mensais.

5 – Não compre porque está barato

Nossa quinta dica para limitar as suas despesas é evitar compras por impulsos. E o mais comum é que elas ocorram perante promoções. Afinal, por que não comprar se está barato?!

Pois saiba que a resposta é: porque você não precisa disso. Suas compras devem ser justificadas por necessidades. Em caso contrário, são despesas mensais injustificadas.

Uma coisa é uma promoção de um item para o qual você estava economizando para adquirir; outra é usá-la para adquirir algo que já tem ou não considerava possuir até então.

6 – Use cupons de desconto

Outra maneira de diminuir suas despesas é pelo uso de cupons. Existem vários sites que selecionam descontos válidos em mercados, farmácias e outros tipos de estabelecimentos.

Além disso, existem redes comerciais que promovem seus próprios cupons. Por isso, fique de olho. Assim, é possível que suas despesas  mensais necessárias se tornem menores.

7 – Conte com o App do Guia

Nossa última dica para diminuir suas despesas e garantir mais equilíbrio nas finanças é usar o App do Guia! Nele você encontra dicas financeiras, informações sobre produtos e sobre investimentos.

Além disso, o aplicativo oferece gratuitamente o acesso a uma planilha na qual você pode anotar todas as suas despesas mensais, fixas e variáveis, e obter um controle maior sobre elas.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça