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Procuram-se artesãos: marcas de luxo com dificuldades na contratação de profissionais

12/04/2023

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Parece até brincadeira, mas marcas de luxo estão desesperadas dificuldades na contratação de profissionais.

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A indústria de artigos de luxo na Europa enfrenta dificuldades na contratação de profissionais para cargos em manufatura, varejo e administração. Esses empregos exigem anos de treinamento, mas muitas vezes não são vistos como uma opção de carreira.

Além disso, programas de treinamento para essas habilidades estão sendo extintos por falta de alunos.

O setor não pode terceirizar para manter a qualidade e o prestígio, tornando a formação e manutenção de equipes altamente qualificadas um desafio.

Na oficina da Hermès em Pantim, na França, Prudhomme, mestre artesão com mais de 30 anos de experiência, paga salários bem acima do salário-mínimo francês e oferece ações da empresa a longo prazo. Cada bolsa Hermès leva pelo menos 15 horas para ser feita à mão e custa em média 22 mil euros.

Remuneração

Na França, o salário médio anual de um artesão é de 25.350 euros, mas na LVMH, por exemplo, o salário é significativamente maior.

Também é possível encontrar muitas dessas empresas de luxo oferecendo programas de participação nos lucros para seus funcionários, como a Louis Vuitton, por exemplo, que oferece aos trabalhadores dos ateliês o equivalente a uma média de 18 meses de salário todos os anos.

Em comparação, um caixa de banco na Europa ganha entre 14 mil e 24 mil euros em média.

Desafios

Nos países produtores de artigos de luxo, há um problema de falta de mão de obra qualificada devido ao abandono das profissões manuais e vocacionais pelos jovens, além do fato de que muitos artesãos mais velhos estão se aposentando.

A falta de conhecimento sobre as variadas funções disponíveis no setor de artigos de luxo é uma questão importante, gerando dificuldades na contratação de profissionais.

A percepção de que alguns empregos no setor de artigos de luxo, alimentos, bebidas e hospitalidade envolvem longas horas de trabalho, salários baixos e possibilidades limitadas de progressão na carreira é outro desafio.

Campanhas nos colégios

O setor de artigos de luxo na França enfrenta uma escassez de trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de costura, joalheria, artesanato em couro e manutenção técnica.

A LVMH planeja contratar 15,2 mil pessoas na França este ano, incluindo 3,5 mil trabalhadores artesanais, enquanto a Hermès mantém toda a sua produção interna e oferece programas de treinamento de artesãos.

As empresas também estão se associando a escolas profissionalizantes e realizando campanhas de recrutamento para acabar com a divisão entre as carreiras vocacionais e profissionais.

No entanto, convencer os jovens a optar por carreiras em artesanato ou enologia, por exemplo, continua sendo um desafio.

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Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

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