Dinheiro aparece no extrato, mas não no saldo Caixa Tem: as supostas causas do “sumiço”

O que acontece quando o dinheiro aparece no extrato, mas não no saldo Caixa Tem? O “sumiço” do dinheiro é uma reclamação comum de quem recebe benefícios por meio da poupança social.

Ao consultar o extrato constatam que o dinheiro foi depositado, mas o valor não aparece refletido no saldo disponível para uso. Esse cenário tem gerado dúvidas e preocupações entre os beneficiários, que buscam entender o que pode estar acontecendo.

Apesar disso, normalmente a causa do desaparecimento desses valores é bastante simples. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado para descobrir qual é e o que fazer.

Meu dinheiro aparece no extrato, mas não no saldo Caixa Tem: O que aconteceu?

Existem dois principais motivos que podem justificar porque o valor aparece em um informativo da poupança social e em outro não.

Não alcance da data de liberação do calendário do benefício

O primeiro motivo que pode justificar o dinheiro que aparece no extrato, mas não no saldo Caixa Tem corresponde às datas de liberação dos benefícios.

O Bolsa Família e o Auxílio Gás, benefícios assistenciais, bem como o PIS, seguro-desemprego e FGTS, cujo pagamento pode acontecer pelo Caixa Tem, possuem calendários próprios.

Por isso, confira se já chegou a data da liberação do benefício cujo valor está no extrato, mas não no saldo.

Bloqueio do benefício

Outro motivo pelo qual o dinheiro aparece no extrato e não no saldo do Caixa Tem pode ter relação com o bloqueio dele, especialmente quando disser respeito ao Bolsa Família e ao Auxílio Gás.

Situações como ausência de atualização dos dados do Cadastro Único ou descumprimento das condicionalidades dos programas pode levar ao bloqueio do benefício.

Veja: Do que se trata as condicionalidades do Bolsa Família? Quais são elas? Entenda tudo aqui

O que fazer se o dinheiro aparece no extrato, mas não no saldo Caixa Tem?

Ao se deparar com a situação de ver o dinheiro creditado no extrato, mas não refletido no saldo do Caixa Tem, é fundamental agir com calma e atenção.

Primeiramente, verifique se não se trata apenas de uma questão de datas de liberação, lembrando sempre de seguir o calendário oficial de pagamentos.

Caso o problema persista e haja suspeitas de bloqueio ou qualquer outra irregularidade, busque o auxílio do CRAS para esclarecer a situação e tomar as providências necessárias para resolver a questão, garantindo assim o acesso ao benefício e tranquilidade financeira.

Confira: Aprenda como consultar Cadastro Único pelo CPF e atualize seus dados

Agora, caso o dinheiro que desapareceu do saldo não decorra de benefício, analise o extrato para ver se houve alguma movimentação e tente rastreá-la.

Por fim, se necessário, busque o atendimento na Caixa Econômica Federal.

Saiba mais sobre produtos financeiros, oportunidades de renda e de emprego, benefícios e direitos. Para isso, baixe agora mesmo o App do Guia, aplicativo gratuito repleto de dicas, informações e notícias!

Deixe um comentário