Dinheiro esquecido via Pix no WhatsApp é verdade? Fique atento e evite golpes

É verdade que o Banco Central está repassando dinheiro esquecido Via Pix? Essa vem sendo uma dúvida entre usuários de várias partes do Brasil, devido a mensagens que são repassadas por aplicativo de mensagem de texto. O blog Guia do Ex-Negativado explica neste post.

Dinheiro esquecido Via Pix no Whatsapp: é verdade?

Não! Trata-se de uma tentativa de golpe, utilizando a marca do Banco Central e do Registrato, através do programa de devolução de valores esquecidos por consumidores brasileiros.

A suposta mensagem que teria sido enviada pelo Banco Central a milhares de pessoas é essa:

“VOCÊ TEM VALORES A RECEBER! Consulte agora e descubra se você tem algum valor a receber e saque imediatamente via PIX!”.

No próprio corpo da mensagem, também consta um link, o qual não citaremos neste texto.

Porém é uma sinalização dada para que o consumidor clique e supostamente receba valores de herança, benefícios esquecidos, direitos esquecidos ou valores de alguma conta bancária. O que não vai acontecer.

Por que essa mensagem é falsa? Como não cair em golpes?

É comum que muitos golpistas utilizem a tática de repassar mensagens via WhatsApp para tentar atrair possíveis vítimas.

Nesse caso, se trata de mais uma tentativa de golpe e podemos confirmar isso por diversas razões.

O primeiro ponto é que absolutamente nenhuma empresa, tampouco um órgão público, fará uma abordagem desse tipo através do WhatsApp.

A presença de um link no corpo da mensagem também é um grande indicativo de que se trata de um golpe, pois faz parte de uma tática criminosa chamada de “phishing”. O objetivo é de conseguir acesso a dados de consumidores reais.

E por fim, o sistema Dinheiro Esquecido é real, mas só pode ser acessado única e exclusivamente através do site oficial do Banco Central, dentro da plataforma oficial do Governo Federal (bcb.gov.br).

Além disso, atualmente as consultas estão suspensas até mesmo no site oficial do Banco Central do Brasil.

Portanto, ao se deparar com mensagens desse tipo é recomendado buscar sempre uma fonte oficial e não clicar no link enviado por WhatsApp.

Deixe um comentário