Direitos trabalhistas garantidos por lei: salário, férias, 13º, descanso e outros; fique por dentro

22/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira alguns dos principais direitos trabalhistas garantidos por lei e saiba como eles funcionam e quem tem acesso a eles!

Publicidade

Existem diversos direitos trabalhistas garantidos por lei. Eles atingem diferentes tipos de trabalhadores: urbanos, rurais, domésticos, aprendizes, dentre outros. São responsáveis por estabelecer limites ao contrato de trabalho e benefícios.

Mas quais são os principais e quem tem direito a eles? Veja no Guia do Ex-Negativado hoje, 23 de setembro, 8 deles em detalhes. Assim, conheça mais sobre os seus direitos!

Conheça os principais direitos trabalhistas garantidos por lei e tire suas dúvidas

Existem diversos direitos que se voltam aos trabalhadores formais brasileiros. Eles são responsáveis por padronizar verbas, assim como para proteger o trabalhador, visto como a parte mais frágil na relação de trabalho.

Apesar de sofrerem algumas mudanças de tempos em tempos, a maioria deles já conta com décadas de existência. Conheça, nos itens que seguem, os principais dentre eles.

Salário-mínimo

direitos trabalhistas garantidos por lei
Quais são os direitos trabalhistas garantidos por lei? – Foto: Canva

 

O salário-mínimo corresponde ao piso salarial brasileiro. Ou seja, nenhum trabalhador, em todo o território nacional, pode receber valores menores do que ele.

Atualmente ele corresponde a R$ 1.212, valor que se considera para jornadas de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Portanto, quem trabalha por menos horas por dias pode recebê-lo de forma proporcional.

É o que acontece, por exemplo, com os aprendizes. Eles recebem remuneração pelo salário-hora, que é de R$ 5,51.

Têm direito a esse que é um dos principais direitos trabalhistas garantidos por lei os seguintes trabalhadores:

  • Rurais;
  • Urbanos;
  • Domésticos;
  • Avulsos;
  • Intermitentes;
  • Aprendizes.

Férias anuais com remuneração estão entre os direitos trabalhistas garantidos por lei

Outro direito que cabe a todos os trabalhadores formais são as férias com remuneração. Elas garantem que a cada 12 meses de trabalho o cidadão terá, como compensação, 30 dias de descanso.

Esse descanso não tem desconto salarial, sendo remunerado. Assim, o trabalhador goza do descanso, garante o salário e mais um adicional de 1/3 sobre ele.

Podem recebê-lo:

  • Rurais;
  • Urbanos;
  • Domésticos;
  • Avulsos;
  • Intermitentes;
  • Aprendizes.

Direitos trabalhistas garantidos pela lei: Décimo terceiro salário

Outro direito que cabe aos trabalhadores urbanos e rurais, domésticos, avulsos, intermitentes e aos aprendizes é o 13° salário anual.

Ele corresponde a um bônus pago todos os anos para os trabalhadores até o dia 20 de dezembro. Seu cálculo considera o salário do trabalhador e o tempo de trabalho para o empregador naquele ano.

Assim, quem trabalhou de janeiro a dezembro, recebe um salário cheio do 13° salário. Por outro lado, quem trabalhou por menos tempo, recebe 1/12 do salário para cada mês de serviço.

Jornada máxima diária e semanal

O tempo de trabalho influencia diretamente sobre a saúde do trabalhador e sua possibilidade de socialização.

É por isso que um dos direitos trabalhistas garantidos por lei é a jornada máxima. Ela pode ser, contratualmente, de até 8 horas por dia e 44 semanais.

Além disso, a lei permite a prestação de horas extras. Contudo, elas podem ser somente até 2 por dia.

Caso ocorram, então, geram direito à remuneração de cada hora trabalhada além do horário contratual com 50% de adicional ou da compensação dela por desconto.

A jornada máxima se aplica a todos os trabalhadores. Todavia, os aprendizes não podem prestar horas extras. Ou seja, não têm autorização para trabalhar além do horário contratual.

Descanso semanal remunerado

A lei também garante a simplesmente todos os trabalhadores o descanso semanal remunerado, o DSR. Todos os trabalhadores têm direito a pelo menos a 1 dia de repouso a cada 6 dias de trabalho.

FGTS

Um dos principais direitos trabalhistas garantidos por lei é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele funciona como uma reserva emergencial.

Para trabalhadores urbanos e rurais, avulsos e intermitentes, ele é de 8% sobre o salário mensal. Por outro lado, aprendizes o recebem na proporção de 2% e, domésticos, de 11,8%.

Os depósitos são mensais e não geram desconto no salário, pois são pagos pelos empregadores. O valor fica em conta própria com saque limitado. Uma das formas de sacá-lo é após a dispensa sem justa causa.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um dos direitos trabalhistas garantidos por lei mais importantes. Ele corresponde a uma garantia de que o trabalhador terá acesso à renda em caso de dispensa sem justa causa.

Todos os trabalhadores têm direito ao seguro. Todavia, para os aprendizes o pagamento somente ocorre em caso de fim de contrato antecipado por morte do empregador ou falência da empresa.

Trabalhador veja se você tem dinheiro esquecido para receber; Caixa continua depositando

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça