Consignado do Auxílio Brasil já tem data? Governo se pronuncia

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é uma das ações anunciadas pelo Governo Federal como formas de minimizar problemas financeiros.

Publicidade

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é uma das ações anunciadas pelo Governo Federal como formas de minimizar problemas financeiros do público que recebe o benefício social. O crédito vem gerando expectativas, mas será que, enfim, já possui uma data para começar? Confira o pronunciamento do governo.

O que é empréstimo consignado?

Trata-se de uma modalidade de empréstimo no qual o valor das parcelas é descontado de forma automática da folha de pagamento mensal recebida pelo contratante.

Em geral, este empréstimo costuma ser liberado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, cujo salário mensal nos dois casos é vinculado ao pagamento das parcelas do crédito contratado.

Assim, os bancos conseguem oferecer taxas de juros bastante inferiores em relação ao empréstimo pessoal oferecido pelas instituições financeiras ao público comum, pelo fato de não sofrer com risco de inadimplência com essa forma de pagamento.

empréstimo consignado do auxílio brasil 2022
Consignado do Auxílio Brasil já tem data? Governo se pronuncia (Foto: Canva Pro)

Como funcionará o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Funcionará de forma semelhante ao que já ocorre com os demais participantes. Nesse caso, os beneficiários do Auxílio Brasil terão o valor mensal do seu benefício vinculado ao pagamento da fatura do mês.

Isto é, o benefício já chegará em sua conta do Caixa Tem com o desconto da parcela, sem precisar se preocupar com pagamento.

Já tem data para começar? Governo se pronuncia sobre o consignado do Auxílio Brasil

Apesar de o tema gerar expectativas de ansiedade por parte de quem quer contratar o empréstimo, ainda não existe nenhum tipo de data para que o crédito comece a ser liberado pelos bancos que o adotarem.

Veja o que disse uma nota enviada pelo Ministério da Cidadania à imprensa nesta última quarta-feira, 21 de setembro:

“A pasta segue em constantes tratativas com todos os órgãos e as instituições envolvidas no processo para garantir mais esse direito à população de baixa renda, sem comprometer a renda básica que vem sendo assegurada pelo Governo Federal a mais de 20 milhões de famílias brasileiras, por meio do Auxílio Brasil”.

Falta, portanto, o acerto das últimas normas regulatórias complementares para que as instituições financeiras possam iniciar a liberação do crédito via Auxílio Brasil.

“Ministério da Cidadania tem o objetivo de assegurar à população em situação de vulnerabilidade social a democratização do acesso formal ao crédito, em condições justas de taxas juros, que ajude na superação da pobreza e no enfrentamento ao problema de endividamento das famílias”.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça