Documentos para o Cadastro Único: quais são eles? Posso me inscrever pela internet?

Para receber o Bolsa Família, as famílias devem apresentar documentos para o Cadastro Único e, assim, inscrever-se nele. Desse modo, torna-se possível, a partir de uma análise sobre as informações de composição familiar e renda, receber benefícios sociais.

Por isso, antes de realizar a inscrição no cadastro, é importante reunir esses documentos. Veja no Guia do Ex-Negativado quais são eles e como funciona o CadÚnico e a inscrição no Bolsa Família.

O que é o Cadastro Único?

O CadÚnico é um banco de dados utilizado pelos governos municipais, estaduais e federais para reconhecer pessoas que se enquadram nas regras de diversos auxílios públicos. Desse modo, ele serve para a distribuição de recursos e benefícios.

Quais são os documentos exigidos pelo Cadastro Único?

A inscrição no CadÚnico é feito por um representante familiar, que deve ter 16 anos ou mais e ser, preferencialmente, mulher, embora homens também possam representar a família no cadastro.

O representante familiar deve apresentar, na inscrição, ou o seu CPF ou o título de eleitor. Além disso, também são necessários, para o Cadastro Único, documentos dos demais membros familiares que residem conjuntamente. Veja quais são:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho (CTPS) ou;
  • Título de Eleitor.

Onde fazer a inscrição no CadÚnico?

Para se inscrever no banco de dados é necessário apresentar os documentos do Cadastro Único em uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.

Para saber qual é o local de atendimento mais próximo da sua residência, entre em contato com a prefeitura local. Em alguns casos há necessidade de agendamento do comparecimento, por isso, informe-se sobre as regras locais.

Posso me inscrever no Cadastro Único pela internet?

Não. A inscrição e a apresentação dos documentos para o Cadastro Único são exclusivamente presenciais. Por isso, será necessário que o representante familiar se apresente no CRAS para se cadastrar.

Para saber mais sobre os benefícios que o CadÚnico dá acesso e as regras que se aplicam sobre eles, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações completas sobre auxílios sociais e trabalhistas e, também, sobre oportunidades de renda.

Deixe um comentário