Call us now:
A Caixa Econômica Federal confirmou, na sexta-feira (13), que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil está cancelado para novas contratações no banco público. Saiba mais aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
A opção de empréstimo consignado chamado Auxílio Brasil foi lançada em 10 de outubro, permitindo acesso a todas as 22 milhões de famílias cadastradas no programa social.
A opção não é um benefício novo, mas sim uma opção de empréstimo oferecido para quem já recebe o Auxílio Brasil, com taxas de juros de 3,50% ao mês e aproximadamente 42% ao ano.
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil é cancelado pela Caixa
A confirmação foi feita pela nova presidente da Caixa, Rita Serrano, que explicou a razão da suspensão.
“Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”.
Então, o consignado do Auxílio Brasil acabou de vez?
Não. Apenas a Caixa Econômica Federal se posicionou com tom de suspensão da concessão desse tipo de crédito.
O consignado do Auxílio continua existindo através de outros bancos que também podem repassar o empréstimo.
A Caixa vai perdoar a dívida de quem fez o empréstimo?
Não! A presidente do banco federal descarta qualquer hipótese de perdão da dívida por parte dos beneficiários que já fizeram a contratação do consignado por meio do Auxílio Brasil.
“Nós não trabalhamos com essa perspectiva (do perdão da dívida), até porque, perdão dos devedores, o banco não tem como fazer isso”.
Essa possibilidade teria sido levantada por membros da equipe do governo Lula (PT), que buscariam uma solução para encerrar o consignado e perdoar a dívida de quem o contratou.
Mas, até o momento não há nenhuma confirmação de que realmente está em andamento um projeto com esse fim.