Empréstimo do saque-aniversário do FGTS: Como funciona? Quem pode antecipar? Veja

04/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira como funciona o empréstimo do saque aniversário do FGTS e os cuidados a serem tomados antes de contratá-lo.

Publicidade

A maneira como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS é diferente das demais modalidades de crédito do mercado.

Com uso do FGTS como garantia, ele garante juros menores do que os aplicáveis nos outros modelos de empréstimo.

Tire suas dúvidas sobre esta alternativa para conseguir dinheiro extra ainda em 2023 e confira sobre o que refletir antes de contratá-la. Veja no Guia do Ex-Negativado as principais

Como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS?

Ele funciona como a antecipação das parcelas do saque-aniversário do Fundo de Garantia.

Isto é, ao invés de aguardar o recebimento de uma parcela do saldo do FGTS uma vez ao ano, o trabalhador recebe várias delas de uma vez.

Por exemplo, quando o empréstimo do saque aniversário do FGTS se refere a 4 parcelas, o trabalhador ficará 4 anos sem receber o valor anual, pois ele foi antecipado em um único pagamento.

Assim, no lugar do dinheiro ir para o trabalhador no mês de seu aniversário, ele é transferido para o banco credor do empréstimo, a fim de quitá-lo.

Quem pode antecipar o saque-aniversário?

O empréstimo que antecipa as parcelas do saque aniversário fica disponível para todos os trabalhadores que possuem saldo de FGTS e que aderiram à modalidade de saque anual.

Quantas parcelas de saque-aniversário posso antecipar por empréstimo?

Isso varia de acordo com cada banco. Em geral, eles permitem antecipar entre 3 e 10 parcelas de uma vez.

Cuidados antes de usar o empréstimo do saque-aniversário do FGTS

Embora essa modalidade seja bastante interessante, ela também requer alguns cuidados. Primeiramente, porque a adesão ao saque aniversário impede o saque na rescisão do contrato.

Igualmente, porque depois da antecipação, há bloqueio no saldo do FGTS. Esse bloqueio não corresponde ao valor do empréstimo, apenas, mas à base de cálculo dele.

Assim, a liberação do saldo somente acontece após a quitação do empréstimo do saque aniversário do FGTS.

Por fim, é importante ressaltar que ainda que tenha juros baixos, essa operação é um empréstimo.

Por isso, o trabalhador recebe um valor um pouco menor do que aquele que efetivamente pagará ao banco.

Aliás, por esse mesmo motivo é importante que haja uma simulação com diferentes bancos para se encontrar a melhor oferta disponível.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa