Empréstimo FGTS via Pix: como funciona e quem pode aderir a essa modalidade

O empréstimo FGTS via Pix é uma maneira de conseguir dinheiro extra e rápido na sua conta a juros baixos. Não por acaso esta é uma das modalidades de crédito que mais chama a atenção do público neste momento.

Neste caso, o saldo do Fundo de Garantia atua como garantidor do crédito. É isso que permite, então, que ele tenha juros mais baixos do que outras modalidades de empréstimo.

Veja como esse empréstimo funciona e quem pode utilizá-lo. O Guia do Ex-Negativado reuniu as principais informações que você precisa saber sobre o assunto, confira!

Como funciona o empréstimo do FGTS via Pix?

Esse empréstimo nada mais é do que a antecipação do saque-aniversário, um tipo de liberação do FGTS que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do Fundo de Garantia todos os anos.

Ao aderir a esse formato de crédito, então, o trabalhador deixa de receber uma parcela anual para receber mais de uma parcela de uma só vez.

Ou seja, há a antecipação da liberação das parcelas.

Assim, nas datas em que elas seriam liberadas elas são pagas ao banco concessor do empréstimo do FGTS via Pix, e não ao trabalhador.

Desse modo, há o bloqueio da parte do saldo do Fundo de Garantia necessário para que haja a quitação da antecipação.

O trabalhador, por sua vez, recebe como crédito um valor um pouco inferior à soma das parcelas, pois a diferença custeia os juros.

Leia: Quanto posso sacar no saque-aniversário? Descubra seu potencial de saque agora mesmo

Quem pode aderir à antecipação do FGTS?

Primeiramente, para contratar o empréstimo do FGTS via Pix o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário.

É possível fazer isso dentro do aplicativo do Fundo de Garantia.

Além disso, é necessário buscar um banco que ofereça a operação. Atualmente, a maioria das instituições brasileiras trabalham com essa modalidade de crédito.

Todavia, elas divergem quanto ao número de parcelas que podem ser antecipadas.

Do mesmo modo, em relação à forma como é a liberação dos valores.

Ou seja, embora alguns bancos liberem o empréstimo do FGTS via Pix, outros o fazem com outros formatos de transferência.

Portanto, nestes casos, a operação pode ser mais demorada.

Outra observação importante em relação a este formato de crédito é que a adesão ao saque-aniversário impede o saque-rescisão em caso de dispensa sem justa causa.

Veja ainda:

Por isso, é interessante conhecer outros formatos de crédito para comparar e encontrar a melhor alternativa. Para isso, baixe e acesse o App do Guia. Nele você encontra dicas e informações sobre empréstimos, produtos financeiros e oportunidades de renda.

Deixe um comentário