Entenda o que significa retroativo salarial que pode aparecer em seu holerite (contracheque)

22/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba agora mesmo o que significa retroativo salarial e saiba como calcular o valor que você receberá por conta dele.

Publicidade

O que significa retroativo salarial? Caso você tenha se deparado com esse termo no seu contracheque, saiba que ele se refere às diferenças salariais que não foram pagas à época própria. Portanto, é uma compensação que o trabalhador recebe.

Para saber do que ela decorre e porque o pagamento não foi feito à época própria, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Desse modo, fique por dentro das regras que afetam a sua remuneração.

O que significa retroativo salarial?

Anualmente as categorias de trabalhadores passam por reajustes salariais. Ou seja, por uma revisão do salário para que haja a reposição da inflação e, em alguns casos, aumento real sobre a remuneração.

As datas para essa revisão são fixas. Portanto, desde logo existe uma previsão de período em que haverá a discussão sobre o reajuste salarial, de modo que ele corresponde à data-base.

Esta data, então, serve como um marco temporal que indica a necessidade da reunião dos sindicatos que representam trabalhadores e empregadores para fins de ajustes nas regras e negociações.

Contudo, é bastante comum que as reuniões para acertos atrasem ou que não cheguem a uma conclusão dentro do prazo previsto. Neste caso, quando houver um acordo entre as partes, há pagamento retroativo de acordo com a data-base, o que significa o retroativo salarial.

Exemplo de pagamento retroativo de salário em razão de atraso da data-base

Considere, por exemplo, uma categoria que tenha a data-base em fevereiro. Contudo, o acordo quanto aos reajustes salariais e outros benefícios somente teve conclusão em abril, com começo de pagamento em maio.

Neste caso, é como se o reajuste fosse retroativo. Isto é, ele considera o que o trabalhador deveria ter recebido desde a data-base. Por isso, ele recebe, de maneira retroativa, as diferenças salariais. Isso significa retroativo salarial.

Para saber o valor dele, então, calcule a diferença entre o salário até então recebido e a nova remuneração. Depois, multiplique-a pelo número de meses em que o reajuste teve atraso, conforme a data-base.

Continue lendo: O que é dissídio salarial e quem pode se beneficiar com o resultado; entenda

O App do Guia traz, todos os dias, informações como essa para você. Assim, ele é o canal ideal para você conhecer melhor os seus direitos e os benefícios aos quais pode ter acesso. Por isso, não deixe de acompanhá-lo.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça