Esposa tem direito à herança dos pais do marido? Entenda a partilha de bens

04/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quando a esposa tem direito à herança dos pais do marido e como funcionam as divisões nos diferentes regimes de bens e situações.

Publicidade

Esposa tem direito à herança dos pais do marido? No divórcio ou na viuvez as dúvidas sobre a meação dos bens costumam surgir, especialmente sobre o que pode ser herdado ou dividido.

Essas questões variam de acordo com uma série de coisas, como o regime de comunhão de bens adotado pelo casal.

Veja no Guia do Ex-Negativado como funciona.

Quando a esposa tem direito à herança dos pais do marido?

Ela terá direito à herança dos pais do esposo na viuvez e, também, no divórcio na comunhão universal de bens.

Viuvez na comunhão parcial de bens

Quando o esposo falece após receber herança dos pais, a esposa terá direito a parte dela caso o casamento tenha ocorrido sob o regime de comunhão parcial de bens.

Neste caso, a esposa tem direito a 50% dos bens adquiridos após o casamento, que serão meados.

Além disso, entrará como herdeira dos valores que o falecido recebeu dos pais dele ou que adquiriu antes do casamento.

Aliás, no caso dos bens que entram na meação para fins de herança a viúva concorre a eles junto aos filhos.

Viuvez na comunhão total de bens

A esposa tem direito à herança dos pais do marido após o falecimento dele, também, quando a união com o esposo tenha ocorrido por comunhão universal.

Nesta hipótese, metade de todos os bens do marido, sejam eles adquiridos antes ou depois do casamento, ou recebidos de maneira individual (como herança), serão dela, pois é meeira.

Além disso, neste caso a esposa terá direito a uma parte da outra metade dos bens, quando entra como herdeira.

Separação total de bens

Mesmo que o regime do casamento seja de separação total dos bens, a esposa terá direito à herança dos pais do marido após a morte deste.

Nessa hipótese ela não tem direito à metade de todos os bens na condição de meeira. Apenas receberá uma parte do total de bens como herdeira.

Divórcio na comunhão total de bens

Por fim, caso o marido receba uma herança dos pais dele, a esposa terá direito a parte dos valores, no divórcio, caso o regime de bens do casamento seja de comunhão universal.

Leia: União estável tem direito a bens? O que precisa saber sobre direitos patrimoniais do casal

Conheça seus direitos! Baixe e acesse o App do Guia e conheça-os, tire suas dúvidas sobre benefícios e confira notícias e dicas sobre empregos e finanças.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça