Está endividado? Veja como sair do vermelho com pouco dinheiro

Estar endividado não é o fim do mundo! Aliás, essa é a situação de mais de 77% das famílias brasileiras, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Por isso, saiba que você não está sozinho!

Apesar de desagradável, essa é uma situação que possui soluções, mesmo para quem está com o orçamento apertado. Mas como fazer para reconquistar o controle das dívidas?

O Guia do Ex-Negativado listou para você, abaixo, 5 dicas de como sair das dívidas, mesmo com uma renda baixa. Continue lendo e veja quais são e não deixe de colocá-las em prática.

Está endividado? Veja 5 dicas de como resolver a situação

Para mudar a sua situação e recuperar o controle financeiro e o nome limpo, você deve seguir alguns passos. Conheça quais são eles, abaixo!

1 – Liste suas dívidas

Para começar, lidar com as dívidas requer que você saiba quais são elas. Desse modo, saiba quais são as contas em aberto. Divida-as entre atrasadas ou em dia.

Além disso, também anote quais são os juros que incidem sobre cada uma delas.

2 – Conheça seu orçamento e suas contas

Se você está endividado e quer organizar suas finanças, saiba que é indispensável conhecer o seu orçamento. Para isso, anote:

  • Despesas fixas e variáveis;
  • Renda fixa e variável.

Assim, você passa a saber exatamente com o que está lidando e aumenta as suas chances de sair do status de “endividado“.

3 – Negocie suas dívidas e dê preferência para as com maiores juros

Lembra da lista de dívidas? Pois bem, chegou o momento de começar a se mexer para resolvê-las.

Ao fazê-lo, dê atenção especial para aquelas que possuem os maiores juros, pois nesse caso as dívidas somente tendem a aumentar e virar uma bola de neve.

Ao buscar negociar – o que pode ser feito com intermédio do Serasa ou diretamente com o credor – também se atente ao seu orçamento para assumir somente parcelas com as quais pode arcar.

Endividado
Endividado: Como sair do vermelho com pouco dinheiro – Foto: Canva

4 – Cuidado com o cartão de crédito para não ficar ainda mais endividado

Se você usa o cartão de crédito com frequência, comece a rever seus hábitos.

Muitas vezes os consumidores se enganam com parcelas pequenas, mas esquecem que elas se somam a outras cobradas paralelamente, assim como criam obrigações para o futuro.

Portanto, use o cartão de crédito somente quando necessário. Além de ele ter juros altos, é o principal motivo de endividamento das famílias brasileiras.

5 – Atenção a pequenos gastos que deixam você ainda mais endividado

Não tem jeito. Quando estamos falando da resolução de dívidas e da organização das finanças, você precisará fazer concessões.

Isso significa que terá que fazer algumas escolhas e abrir mão de algumas coisas que geram gastos e que não são exatamente indispensáveis.

Por exemplo, realmente vale a pena pedir delivery por preguiça de cozinhar?!

A mesma coisa se aplica para outros pequenos gastos. Por exemplo, aquela saída de carro ou carro de aplicativo cujo trajeto poderia ter sido feito a pé.

Portanto, se você está endividado, fique de olho nos seus costumes de consumo. Você pode estar se boicotando sem perceber, gastando com coisas desnecessárias.

Contudo, isso não significa que você nunca deva pedir uma comidinha especial; lembre-se de que tudo é uma questão de equilíbrio.

Como economizar ganhando 2 mil reais?

Deixe um comentário