Estou com nome sujo, posso contratar empréstimo? Veja possibilidades

Uma das grandes dúvidas que consumidores possuem é sobre a possibilidade de contratar empréstimo com nome sujo. De fato, esse é um assunto que costuma gerar repercussão em todos os cantos, sobretudo porque são muitos os brasileiros inadimplentes que querem crédito e dificilmente encontram. Mas será que é possível? Vamos conferir.

Segundo levantamento feito pela Serasa, até o mês de junho de 2022 o Brasil contabilizava cerca de 67 milhões de inadimplentes, um número que aumentou em quase 5 milhões de pessoas comparando com o mesmo período de 2021.

A crise econômica pela qual o país enfrenta, com inflação acima da média desde o início da pandemia, é um dos grandes fatores que têm pesado no bolso do consumidor médio brasileiro.

Com isso em vista, a procura por produtos e serviços financeiros no mercado para quem está negativado também aumenta consideravelmente.

Posso contratar empréstimo com nome sujo?

A resposta é sim, mas não será fácil. Isto porque, estar com CPF negativado, significa que seu nome está literalmente sujo no mercado, com baixa credibilidade como pagador. Afinal, as empresas sabem que o consumidor não pagou – ou encontrou dificuldades para pagar uma outra dívida.

Dessa forma, empréstimos para quem está com nome sujo são oferecidos por bancos e instituições financeiras específicas, com modalidades de crédito diferenciadas em relação às opções comuns oferecidas no mercado.

Em geral, são ofertas de crédito especiais que só podem ser alcançadas por determinados públicos.

5 opções de empréstimo para negativado

Empréstimo consignado

Uma opção voltada preferencialmente para quem possui salário ou pensão do INSS ou é funcionário público. Trata-se da modalidade que oferece os menores juros do mercado, pois o valor da parcela é descontado da folha de pagamento.

Mesmo se estiver com nome sujo é possível contratar esse tipo de empréstimo em qualquer instituição financeira. Mas, é preciso fazer parte do público-alvo.

Empréstimo saque-aniversário FGTS

Trata-se da opção de empréstimo que vincula uma garantia ao seu próprio saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Esse tipo de empréstimo adianta o valor do saque que seria disponibilizado somente no mês de aniversário do trabalhador e concede em qualquer época do ano.

Como a garantia da operação é o próprio saldo antecipado, quem está negativado não encontra resistência na liberação desse empréstimo.

posso contratar empréstimo com nome sujo
Estou com nome sujo, posso contratar empréstimo? Veja possibilidades (Foto: Freepik)

Microcrédito

Existem também os bancos e instituições financeiras que são capazes de liberar empréstimos diferenciados para que está com nome sujo. São os chamados microcréditos.

“Alguns exemplos de empresas confiáveis que realizam empréstimo para negativados são: Jeitto, Finanzero, Creditas e Banco do Brasil”, explica Alberto André, CEO da fintech Plusdin.

Empréstimo na conta de luz

Uma alternativa ainda pouco conhecida, mas que é viável para quem está com nome sujo, é contratar empréstimo na conta de luz.

Isto é, o valor do microcrédito será adicionado mensalmente, de acordo com a parcela firmada no contrato, na sua própria conta de luz.

Por exemplo, se a parcela do empréstimo tiver valor de R$ 150, essa quantia será acrescida na sua fatura de energia elétrica.

Consignado Auxílio Brasil

Por fim, há também a opção do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, neste caso somente para quem é beneficiário do programa.

É possível contratar empréstimo em bancos como o BMG tendo como forma de pagamento o seu próprio benefício do Auxílio Brasil, podendo comprometer até 40% por parcela. Não há nenhuma consulta à Serasa.

O empréstimo vai ajudar a acabar com as dívidas?

Depende de cada caso. É possível que em algumas situações, pegar dinheiro emprestado pode significar um alívio necessário para determinado momento, quando a dívida já extrapolou seu orçamento.

Entretanto, se o problema de endividamento for constante é possível que de nada ajude. Aliás, se torne mais um débito em sua lista. É como o consultor financeiro Jorge Bizarro explicou ao UOL Economia.

“Na prática, é tapar um buraco cavando outro. Agora, se for por uma questão momentânea, algo que o cliente sabe que tem começo, meio e fim, pode ser uma opção — muito cara, por sinal. Porém, se o endividamento for crônico, pouco vai melhorar. Aí recomendo procurar um especialista financeiro para tentar ajudar a desenhar um plano de saída”.

Portanto, a recomendação é de que o empréstimo seja encarado como a última alternativa e somente para situações momentâneas, sem ter em mente que essa é uma possibilidade que pode se tornar frequente, pois as taxas de juros não vão aliviar o seu bolso em nada.

Também é altamente importante observar atentamente o Custo Efetivo Total (CET), que é o valor total que será pago pelo empréstimo, incluindo o dinheiro contratado e todos os encargos que serão incididos. É obrigatório constar essa informação em todo contrato, inclusive antes da confirmação ser feita.

Deixe um comentário