Novo projeto de cultura beneficia mulheres e produtoras brasileiras independentes

02/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Clique aqui e confira a nova estratégia de incentivo à cultura visa o apoio às mulheres estreantes no cenário de produções.

Publicidade

Uma nova estratégia de incentivo à cultura foi divulgada pelo Ministério responsável. De acordo com a publicação disponibilizada no Diário Oficial na última sexta-feira (28) o intuito do investimento é fortalecer o trabalho desenvolvido por mulheres no cenário de produções de longa metragens. Além disso, inclui também as produtoras brasileiras independentes. Serão selecionados 10 projetos para repasse do valor.

Critérios utilizados para o projeto

O investimento total será de R$ 20 milhões, e a seleção para os participantes, por sua vez, terá base nas produções realizadas por mulheres estreantes na área e feitas, por sua vez, através de produtoras brasileiras.

Serão selecionados 10 projetos e cada um receberá 2 milhões.

Além dos critérios já mencionados, alguns outros são pontuados no edital, o que exige atenção.

Um deles é que embora o intuito seja apoiar as mulheres estreantes, deve haver ao menos uma comprovação de experiência em direção de produções, sejam elas de longas, médias ou seriadas.

O dinheiro será retirado do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA) e os projetos serão escolhidos de forma distribuída entre as regiões brasileiras. Assim como cinco deles deverão ser de mulheres negras e indígenas.

Para realizar as inscrições as interessadas têm o período entre os dias 15 de maio a 14 de julho através do site do Mapa da Cultura.

A ministra da cultura Margareth Menezes reforçou e divulgou o projeto de incentivo em um evento da Cinemateca.

Homenagem à atriz brasileira

O edital foi nomeado em homenagem à atriz brasileira Ruth de Souza. Ela nasceu no Rio de Janeiro e viveu entre os anos de 1921 a 2019.

Ruth é uma das grandes referências de atrizes negras na dramaturgia brasileira, seja na TV, teatro e cinema.

Uma das suas participações em obras marcantes no cenário do Brasil foi a atuação como Carolina Maria de Jesus no espetáculo “Quarto de desejo: Diário de uma favelada” lançado em 1960 sob direção de Amir Haddad.

Fonte: Estadão

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça