Evite ser vítima de golpes no CPF com essas 7 dicas vitais

Infelizmente, os golpes no CPF são comuns. Eles ocorrem de diversas formas, todas elas prejudiciais à vítima, e se inovam de tempos em tempos. Porém, existem dicas simples e fáceis que podem proteger você. Confira 7 delas hoje, 11 de setembro, no Guia do Ex-Negativado.

Veja dicas de como evitar golpes no CPF

O CPF corresponde ao Cadastro de Pessoa Física e é o principal documento do cidadão brasileiro. Por meio dele são feitos cadastros, assim como ele é o principal dado para fins de consulta sobre nome sujo e score.

Por isso mesmo, ele também é o maior alvo de golpistas em fraudes e, portanto, requer muita atenção e cuidado! Conheça 7 pontos que você não pode deixar de seguir no dia a dia para manter sua proteção.

Não conceda o número do seu CPF sem motivo importante

golpes no CPF
Como evitar golpes no CPF: Veja 7 dicas – Foto: Canva

 

Primeiramente, apesar de ser muito comum concedermos o número do CPF em estabelecimentos diversos, pergunte-se qual é o motivo pela solicitação do documento.

Em estados que possuem programas de CPF na nota, por exemplo, isso até se justifica. Porém, em outros que não tenham, não há motivos para conceder um dado tão importante, certo? Desse modo, deixe de lado esse hábito!

Mantenha seus documentos sempre com você

Outro ponto que ajuda muito na proteção do seu CPF contra golpes se refere a jamais deixar outra pessoa se afastar de você em posse dos seus documentos.

Em outras palavras: mantenha sua documentação sempre com você, mesmo em lojas ou em situações que envolvam o pretexto de realização de um cadastro.

Monitore o CPF

Você pode monitorar o seu CPF por meio do Serasa. A consulta é gratuita e você pode sempre ficar de olho em eventuais dívidas ou inscrições que não se referem a operações feitas por você.

Bloqueie seu Serasa Score para visualizações

Se você não está em busca de crédito no mercado, mantenha as visualizações do seu Serasa Score bloqueadas. Isso é importante para que bancos e outras empresas de crédito entendam que a solicitação provavelmente não foi feita por você.

Use apenas senhas fortes para evitar golpes no CPF

Suas senhas também são importantes para proteger seus dados, sejam elas de aplicativos de bancos, de conversa (como WhatsApp) e redes sociais. Assim, evite utilizar informações pessoais, números sequenciais e a repetição da mesma senha em todos os canais.

Verificação em duas etapas em aplicativos

Para deixar o seu CPF protegido contra golpes, faça a verificação de dois fatores em aplicativos. Isso é importante para aplicativos de banco, e-mail e de conversas. Assim, somente você pode fazer o desbloqueio e ter acesso a informações.

Cuidado com sites e aplicativos

Por fim, tenha cuidado com sites e sempre se certifique de que ele conta com selo de proteção e que é legítimo. Quanto aos aplicativos, confira antes se ele não está na lista negra do Google, que é atualizada mensalmente e sinaliza quais apps não são confiáveis.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Deixe um comentário