Call us now:
O Bolsa Família para quem mora sozinho corresponde a um dos pontos que está em análise no pente-fino pelo qual passa o programa. De acordo com o governo federal, cerca de 2,5 milhões de famílias beneficiárias devem perder o direito de receber o benefício neste ano.
Mas isso significa que pessoas que moram sozinhas não poderão mais recebê-lo? Como fica esta questão? O Guia do Ex-Negativado responde para você. Continue a leitura e saiba como fica o benefício, de acordo com as novas regras divulgadas no início deste mês, para famíias unipessoais.
Quem mora sozinho tem direito ao Bolsa Família?
Sim, desde que preencha todos os requisitos para recebimento do programa. Atualmente, eles correspondem às seguintes regras:
- Renda familiar, por pessoa, de até R$ 218;
- Inscrição no Cadastro Único.
Portanto, mesmo quem mora sozinho, mas preenche os requisitos, recebe o Bolsa Família. As novas regras do programa, aliás, não mudam esse direito, de modo que permite a manutenção de famílias unipessoais como beneficiárias.
Por que famílias unipessoais estão no foco do pente-fino do Bolsa Família?
O pente-fino pelo qual passa o programa busca identificar fraudes. Isto é, reconhecer beneficiários que, embora recebam o benefício, não preenchem os requisitos para tal. Com isso, eles serão excluídos do Bolsa Família, de modo a dar lugar para pessoas que realmente preenchem as regras para recebê-lo.
No que fiz respeito às famílias unipessoais, o pente-fino do Bolsa Família para quem mora sozinho busca identificar pessoas que, na realidade, não residem sozinhas. Ou seja, que se cadastraram como tais para garantirem o recebimento de mais de um benefício.
Explica-se: com a regra de que todos os beneficiários devem receber ao menos R$ 600, muitas pessoas que não residem sozinhas se cadastram como tal. Deste modo, um único lar recebe mais de um pagamento mensal do programa, o que não é permitido pelas regras dele.
Dessa maneira, o que ocorre é que não há proibição de pagamento do Bolsa Família para quem mora sozinho. As restrições ocorrem para cadastros que alegam ser de famílias unipessoais, quando na verdade não o são.
Moro sozinho, como pedir o Bolsa Família?
Para receber o benefício é necessário cumprir com o requisito de renda e, também, ter inscrição no Cadastro Único. Para fazê-lo, busque o atendimento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município.
Contudo, cabe ressaltar que o recebimento não é imediato. É necessário aguardar vagas no programa. Para saber mais sobre ele e suas formas de pagamento, não deixe de acessar o App do Guia e fique por dentro de tudo sobre o Bolsa Família!