Existe mesmo perdão da dívida do Fies na Caixa e Banco do Brasil?

Perdão dívida FIES Caixa e Banco do Brasil – Mais de 1,24 milhão de universitários ou formados estão na expectativa de conseguir um grande desconto no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Inclusive, voltou à tona buscas por um suposto “perdão da dívida do FIES“.

O Fundo é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes que, por sua vez, desejam cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas ao redor do país.

Foi criado para facilitar o acesso à educação superior, especialmente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com todo o curso por conta própria.

Desse modo, vale ressaltar que, não são oferecidas bolsas, mas, sim, maior facilidade para o pagamento das mensalidades.

O que ocorre, no entanto, é que, apesar do financiamento, é bastante comum que os estudantes ainda encontrem dificuldades para arcar com as mensalidades. O que resulta na necessidade de renegociar o valor.

No que tange à questão desse suposto “perdão da dívida do Fies na Caixa e no Banco do Brasil, como isso funcionaria? Teria alguma verdade nisso?

Explicamos tudo o que você precisa saber neste texto. Leia até o fim e tire todas as suas dúvidas.

Perdão da dívida do Fies Caixa e Banco do Brasil é verdade?

O que existe, na realidade, não deve ser chamado de perdão da dívida do Fies, seja na Caixa ou Banco do Brasil.

Não se trata de um “perdão” efetivo dos valores por parte de quem possui débitos com os bancos públicos.

O que começou a acontecer a partir da última terça-feira, 7 de novembro de 2023, é um processo de renegociação de dívidas.

A estimativa do governo federal é que os descontos possam atingir 99% do valor da dívida contraída pelo estudante em seu financiamento estudantil.

No entanto, vale salientar, que a renegociação poderá ter valor de até 99% de desconto, mas isso não garante que todos os contratos serão elegíveis a ter um abatimento dessa magnitude.

Alguns contratos terão descontos menores e outros maiores, a depender da situação. Até por isso, não é um perdão da dívida Fies.

É afirmado, ainda, que os sistemas do Banco do Brasil e da Caixa estarão preparados, para operacionalizar renegociações abatendo 100% dos juros e da multa pelo atraso no pagamento das mensalidades do Fies.

Desse modo, é uma oportunidade de se livrar de quase todo o débito, mas não um perdão 100% da dívida feita junto ao Fies.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que os estudantes terão uma oportunidade ‘muito boa’.

A preocupação do presidente é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que vão ter o direito de renegociar suas dívidas numa situação muito boa, favorável para essas pessoas“, disse na segunda-feira 6 de novembro.

Quem pode fazer a renegociação do Fies?

Para ter direito a fazer a renegociação do Fies e ter ‘quase’ um perdão da dívida na Caixa ou Banco do Brasil, é necessário que o contrato de financiamento tenha sido feito até o segundo semestre de 2017.

O atraso da dívida deve ser de pelo menos 90 dias e o estudante, por sua vez, já deve ter feito o pagamento de pelo menos uma parte da dívida junto a um dos bancos.

A partir disso, a renegociação pode ser feita de duas maneiras para públicos distintos:

  • Quem tem atraso de 90 dias a 360 dias precisa fechar acordo para pagar parcelas de no mínimo R$ 200 em um prazo de até 150 meses (depende da quantia da dívida);
  • Quem tem atraso de mais de 360 dias no financiamento poderá parcelar em até 10 meses.

A renegociação garante que a taxa a ser levada em consideração é a Selic, isto é, atualmente 12,25% ao ano e aproximadamente 1,0208% ao mês, além de possível multa de 2% do valor em caso de atraso.

É fundamental levar em conta que ao atrasar o valor das parcelas do acordo por três meses, o estudante perde direito ao abatimento da dívida Fies na Caixa ou Banco do Brasil.

Como fazer a renegociação do Fies?

Estudantes com contratos assinados na Caixa devem comparecer a uma agência física do banco, para procederem com o pedido de renegociação de dívidas do Fies.

Já quem financiou seu curso através do Banco do Brasil, deve comparecer a uma agência específica do referido banco.

Nos dois casos, o atendimento a ser prestado mostrará as condições do financiamento, com o estudante escolhendo o prazo de pagamento.

De forma digital, é possível proceder com a renegociação Fies através do app Caixa ou app Banco do Brasil, acessando o menu “Fies” em cada uma das plataformas.

Antes de aceitar qualquer acordo, é fundamental que você saiba quais são as condições reais do financiamento (como demonstrado anteriormente) para não pagar a mais.

Quem pode ter Fies?

O Fies é voltado para estudantes que tenham concluído o ensino médio e desejam cursar a graduação em instituições de ensino superior privadas.

Para se candidatar, é necessário atender a alguns critérios, como renda familiar per capita máxima estabelecida pelo programa (até cinco salários mínimos na família) e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sem ter zerado a nota da redação.

Deixe um comentário