O FGTS pode ser descontado do seu salário? Para onde vai o valor? Desvende esses mistérios

O FGTS é descontado do salário? Essa é uma parcela que é de direito de uma série de trabalhadores. Apesar disso, é natural que haja dúvida quanto à forma de pagamento, especialmente pela confusão feita entre ele e os recolhimentos de INSS.

Para acabar de vez com essas dúvidas, o Guia do Ex-Negativado trouxe as informações que você precisa saber sobre o Fundo de Garantia. Saiba como é seu pagamento, quem o custeia e o valor dele.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia?

Recebem FGTS os empregados urbanos e rurais, aprendizes, domésticos, intermitentes, temporários e avulsos. Portanto, todos os trabalhadores formais o recebem.

Uma vez que estágio não constitui relação de emprego com anotação em carteira, não gera direito ao Fundo de Garantia.

O FGTS é descontado do salário do empregado?

Não, pois o FGTS é um direito, e não uma obrigação do trabalhador.

Por isso, o Fundo de Garantia funciona como um benefício. Ou seja, não há desconto dele da remuneração do empregado. Dessa forma, é como se fosse um adicional.

Qual é o valor do FGTS?

O cálculo do FGTS, que não é descontado do salário, tem como base  a remuneração mensal do trabalhador, pois conta horas extras e outros benefícios de natureza salarial.

A porcentagem varia de acordo com o tipo de contrato, veja:

  • Trabalhadores urbanos, rurais, avulsos, intermitentes: 8%;
  • Domésticos: 8% + 3,2% (11,2%), pois há antecipação da multa rescisória;
  • Aprendizes: 2%.

Assim, considere um trabalhador urbano que receba R$ 1.500 ao final do mês. Para saber quanto de FGTS ele receberá, basta multiplicar este valor por 0,08. Neste exemplo, o Fundo de Garantia mensal seria de R$ 120.

Para onde vai o valor do FGTS?

O FGTS não é descontado do salário, pois é um benefício. Seu pagamento, todavia, ocorre em uma conta específica na Caixa Econômica Federal.

Ela é exclusiva para o Fundo de Garantia, de modo que não é possível usá-la para outros objetivos.

Além disso, a movimentação do FGTS somente pode ocorrer em ocasiões específicas. Por exemplo, no desligamento sem justa causa, no acordo de rescisão e na aposentadoria, dentre outras situações.

Confira: Como receber a revisão do FGTS de 1999 a 2022? Tudo que precisa saber sobre o tema

Conheça outros direitos dos trabalhadores e quais são as regras que se aplicam sobre eles. Para isso, baixe e acesse o App do Guia, que diariamente traz informação e soluções financeiras para você.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress