,

Fila do INSS: estratégias de Bolsonaro e Lula não resolveram o problema

22/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O programa de bônus por produtividade parece não gerar impacto positivo na fila do INSS. Entenda a polêmica e preocupações.

Publicidade

Em um período marcado por polêmicas e debates sobre a eficiência da gestão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma questão veio à tona recentemente: o impacto do bônus por produtividade concedido aos servidores. Hoje, essa é estratégia do governo Lula, como mostramos aqui.

Conforme estudo apresentado pela Controladoria-Geral da União (CGU), essa estratégia acabou por gerar muitos problemas e aumentou o número de recusas às aposentadorias durante a gestão Bolsonaro (entre 2019 e 2022).

Desse modo, o programa de bonificação, que visava incentivar a produtividade dos funcionários do INSS, se tornou alvo de críticas e preocupações.

Fila do INSS: correlação entre bônus e negativas

Como introduzido, os resultados de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), apontam para uma correlação entre o bônus e um aumento nas negativas de benefícios previdenciários.

Durante os quatro anos em que o programa esteve ativo no governo Bolsonaro, o custo total desse bônus atingiu a marca de R$ 292,5 milhões.

No entanto, o que mais preocupa é o impacto na qualidade das análises de processos.

A auditoria revelou que processos analisados com pagamento dessa “premiação”, apresentaram um índice significativamente maior de recusas, atingindo a marca de 77%.

Esse número contrasta com a fila ordinária, que registrou um índice de negativas de 58,1%.

Segundo a CGU, além da redução na qualidade, a elevada quantidade de negativas também contribui para o aumento de outras filas, ou seja, as de recursos e revisões. De acordo com o relatório:

“Ressalta-se que o indeferimento incorreto, além de prejudicar o segurado, tende a gerar retrabalho no âmbito do INSS devido aos pedidos de revisão, bem como em função de recurso e de judicialização”

Filas que aumentam a angústia e impactam negativamente

As recusas de benefícios têm consequências que vão além do simples papel, deixando sua marca nas extensas filas de recursos e revisões.

O aumento dessas filas gera um impacto significativo no dia a dia dos beneficiários do INSS, que enfrentam a angústia da espera pela aprovação de seus direitos.

Além disso, tanto o próprio INSS quanto o Estado brasileiro sentem as ramificações dessa situação.

Isso se torna evidente nos custos ligados à judicialização dos casos e nos atrasos que afetam o andamento dos processos.

Servidores que não cumprem metas e descontentamento

Outro ponto destacado na auditoria é que muitos dos servidores que receberam os maiores bônus não cumpriram suas metas regulares de trabalho, o que prejudicou ainda mais a qualidade das análises realizadas.

Além disso, a mudança nas regras do programa sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva gerou descontentamento entre os servidores.

Os sindicatos que representam os trabalhadores do INSS, argumentam que a bonificação não resolve os problemas estruturais enfrentados pelo Instituto.

Desse modo, pedem investimentos em contratação de servidores e melhoria das agências.

O novo programa de bonificação, implementado sem um planejamento adequado, estabeleceu metas que, segundo os críticos, podem comprometer ainda mais a qualidade das análises de benefícios previdenciários.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça