O INSS paga o tempo de espera pela perícia 2023? Embora o órgão possua um prazo para resposta às solicitações de benefícios, é comum que haja sua extrapolação.
Além disso, em razão dos inúmeros pedidos que se acumulam, as perícias médicas muitas vezes demandam muito tempo para a realização. Em alguns casos, tempo superior ao necessário para a recuperação do trabalhador.
Para saber como funciona nestes casos e quando há o pagamento retroativo do benefício, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Tire suas dúvidas e fique por dentro do tema.
O INSS paga o tempo de espera pela perícia 2023?
Sim, paga, mas apenas se o benefício for aprovado após a perícia. Neste caso, o pagamento ocorre após o ato pericial, e não durante a espera.
Isto é, enquanto o trabalhador está afastado dos serviços, mas ainda não foi aprovado pelo INSS para receber benefícios, ele ficará sem renda.
Depois, caso obtenha o auxílio decorrente de incapacidade para o trabalho, receberá o pagamento do mês corrente. Também, aqueles que recebia desde a apresentação da solicitação ao INSS.
Meu tempo de afastamento foi menor do que a espera pela perícia; Posso receber o benefício mesmo assim?
Sim, pode, mas desde que o perito constate que realmente o trabalhador esteve incapacitado, ainda que temporariamente, para a prestação de serviços.
Neste caso o trabalhador poderá receber o benefício referente ao tempo em que ficou afastado. Isto é, do 16° dia de atestado médico até o retorno à empresa.
Qual é o prazo do INSS para analisar o pedido de incapacidade?
O prazo do INSS é de 45 dias. Todavia, ele somente começa a contar depois da realização da perícia médica, e não a partir da apresentação do pedido de benefício.
Quem paga o salário do trabalhador enquanto ele aguarda a perícia médica do INSS?
Ninguém, infelizmente. Até o 15° dia de afastamento médico, cabe à empresa suportar a remuneração do trabalhador. A partir do 16° dia, há seu encaminhamento para o INSS.
Entre o 16° dia e o início dos pagamentos do benefício, caso haja a aprovação dele, o trabalhador não terá rendimentos.
Auxílio-doença sem perícia é opção
Uma das opções para driblar o tempo de espera pela perícia do INSS 2023 no auxílio-doença (por incapacidade temporária) é solicitá-lo sem o procedimento pericial.
A concessão ocorre sem a necessidade do procedimento, apenas com base em documentos médicos como laudos, exames e receituário. Desse modo, é possível garantir o benefício desde logo.
É possível receber o auxílio por incapacidade temporária sem perícia por até 180 dias, consecutivos ou não.
Leia também:
- Acerto pós-perícia de auxílio-doença urbano: O que é? Como saber se preciso fazer? Veja
- Guia prático de como sacar o auxílio-doença do INSS (aprenda como resgatar seu benefício)
- Qual o valor do auxílio-doença acidentário espécie 91? E a duração? Tudo que precisa saber
- INSS: auxílio-doença é pago sem carência em 17 casos; saiba em quais pedir sem esperar