Fim do parcelamento do cartão de crédito é verdade? Saiba o que existe sobre o assunto

Fim do parcelamento do cartão de crédito – Nas últimas semanas, muito tem sido falado sobre mudanças na forma do crédito rotativo do cartão, no caso de consumidores com dívidas em atraso nas faturas anteriores.

Após falas de autoridades importantes no sistema financeiro nacional, como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e da Febraban, um dos temas que ficam no ar é o parcelamento. Afinal, vai mesmo acabar? Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado.

Fim do parcelamento do cartão de crédito é verdade?

Não! Nenhuma das autoridades envolvidas no caso tem sequer citado o fim do parcelamento do cartão de crédito, nem para operações de compra e tampouco para quitação de dívidas na fatura.

Em comunicado oficial para o público, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) garantiu que não há nenhum tipo de chance de acabar com as compras parceladas sem juros no cartão de crédito, apesar de fazer ressalvas.

“Nenhum dos modelos em discussão pressupõe uma ruptura do produto e de como ele se financia”.

A Febraban afirma que existem riscos com operações de crédito a longo prazo, sem juros, sendo que essa é a forma de pagamento em metade das operações no Brasil.

“Para tanto, é necessário debater a grande distorção que só no Brasil existe, em que 75% das carteiras dos emissores e 50% das compras são feitas com parcelado sem juros”, diz nota da Febraban.

O que vai mudar no cartão de crédito?

A principal discussão tem girado em torno do crédito rotativo, que chega a cobrar 437,3% ao ano para quem tem dívidas relacionadas ao seu cartão de crédito.

O Banco Central é quem está à frente dos estudos para extinguir o rotativo, mas, no entanto, tem levantado a possibilidade de um novo juro nas compras parceladas

Criar algum tipo de tarifa para desincentivar esse parcelamento tão longo não é proibir, mas fazer com que (os consumidores) fiquem mais disciplinados para não afetar o consumo”, afirmou Roberto Campos Neto.

Apesar de afirmações de todos os lados, a única certeza nesse momento é que este não é o fim do parcelamento do cartão de crédito.

As próximas novidades sobre o assunto devem acontecer nas semanas seguintes, com o tema também sendo levantado no Congresso Nacional.

Leia mais:

Deixe um comentário