Fique atento: acessórios que instala no carro podem afetar seu seguro e garantia de fábrica

10/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como a adição de acessórios e modificações em seu carro pode afetar sua apólice de seguro e garantia de fábrica.

Publicidade

Quando o assunto é adicionar aquele toque pessoal ao seu automóvel, é crucial ter em mente a relação entre adicionar acessórios no carro com a sua apólice de seguro. Embora muitos dos acessórios populares, tais como os sistemas de entretenimento veicular, costumem transitar sem problemas, é altamente recomendável informar sua seguradora acerca de qualquer modificação realizada, uma vez que tal ato pode reverberar no valor integral da apólice.

Saiba detalhes na sequência, aqui no Guia do Ex-negativado. 

Problemas com seguro

Entre as inovações frequentes que podem trazer complicações, destaca-se a instalação de alarmes.

Certos modelos de alarmes tendem a realizar alterações substanciais em componentes automotivos, como o delicado chicote elétrico, e isso pode ocasionar problemas significativos para o veículo, caso a instalação do alarme não seja conduzida de maneira apropriada.

Transformações menos abrangentes, a exemplo da instalação de um novo sistema de áudio, geralmente não exercem influência direta sobre a cobertura do seguro.

Contudo, quando se trata de rebaixamento da suspensão ou acréscimo de um kit esportivo, as preocupações se instauram.

Afinal, algumas seguradoras podem expressar certa hesitação em proteger automóveis que se distanciam consideravelmente das especificações originais de fábrica.

O temor reside na possibilidade de impactos na dirigibilidade e estabilidade, os quais poderiam culminar em acidentes lamentáveis.

Seguradoras já instalam alguns dispositivos

Para elevar a segurança veicular, algumas empresas de seguros têm incorporado dispositivos de segurança suplementares, como os mecanismos de corte de combustível, visando facilitar a recuperação dos automóveis em caso de roubo.

Entretanto, um fator de extrema relevância a ser ponderado diz respeito à garantia estipulada pelo fabricante, principalmente ao contemplar a instalação de acessórios em carros recém-saídos da linha de montagem.

Isso porque algumas modificações têm o potencial de anular a garantia original de fábrica.

O cerne dessa questão reside na análise minuciosa de cada alteração promovida no automóvel, tendo em vista que determinadas mudanças podem requisitar ajustes suplementares em outras áreas do veículo.

Portanto, o equilíbrio entre a personalização desejada e a manutenção da integridade do automóvel permanece como um tema primordial a ser ponderado por proprietários engajados em melhorar suas experiências automotivas.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa