Call us now:
A conhecida cafeteria Pret a Manger foi multada em £800 mil, o equivalente à cerca de R$ 5 milhões, devido a um incidente angustiante que ocorreu em julho de 2021. Uma funcionária ficou presa em um freezer por duas horas e meia. O caso levanta sérias questões sobre a segurança no local de trabalho e a avaliação de riscos.
O epsódio traumatizante ocoreu em uma das filiais da empresa, numa loja da estação rodoviária de Victoria, localizada em Londres. Lá a funcionária foi acidentalmente trancada em um congelador com temperatura de -18ºC.
Devido às baixas temperaturas, a trabalhadora foi levada às pressas ao hospital devido à hipotermia.
O colega de trabalho que a encontrou a viu em estado de profunda angústia. Inclusive, ela só estava vestindo jeans e camiseta. As informações são da BBC.
Cafeteria foi investigada e recebeu multa “significativa”
A rede de cafeterias se declarou culpada por não realizar uma avaliação de risco adequada e, também, por violar as normas de saúde e segurança no trabalho.
A investigação foi conduzida pela Câmara Municipal de Westminster, que revelou chamadas anteriores relacionadas a problemas com a porta do freezer, destacando falhas na manutenção do local.
No momento em que a funcionária ficou presa, ela conta que teve muita dificuldade para respirar, e, aos poucos, ia perdendo a sensibilidade nas coxas e pés.
Ela tentou se aquecer movimentando-se e usando uma caixa de papelão que estava dentro do freezer.
Felizmente, como narrado de início, foi encontrada e resgatada por um colega de trabalho, evitando um desfecho potencialmente trágico.
A vice-líder do Conselho Municipal de Westminster, Aicha Less, afirmou o seguinte:
“Esperamos que a multa significativa concedida em tribunal atue como um aviso para todas as empresas.”
Empresa se desculpou e prometeu revisão completa
Após a imposição da multa, a Pret a Manger emitiu um comunicado afirmando que realizou uma revisão completa de seus protocolos de segurança e colaborou com o fabricante para evitar incidentes semelhantes no futuro.
A empresa, informalmente conhecida como “Pret”, alcançou reconhecimento como umas das principais redes de fast-food britânica, cujo nome é um trocadilho com o termo francês “pret à manger”, que significa “pronto para comer”, além de ser um jogo de palavras com “pret à porter”, que significa “pronto para usar”.
Leia mais:
- Casal de brasileiros conquista Inglaterra com sua padaria artesanal (saiba abrir a sua e lucrar)
- Franquias de cafeteria para investir no Brasil em 2022 e 2023; setor fatura bastante no país
- Novo capítulo: Glória Pires não renova com Globo e anuncia empresa de cosméticos veganos
- Empresária transforma geladinhos em opção lucrativa (veja como se dar bem nesse negócio)