Fundo de investimento em ouro: como rende? Como funciona? Entenda

04/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você sabia que existe fundo de investimento em ouro? E que é um dos mais valorizados do mercado? Pois então confira todos os detalhes aqui!

Publicidade

Você sabia que existe fundo de investimento em ouro? E que é um dos mais valorizados do mercado? Pois então confira todos os detalhes, aqui no Guia do Ex-Negativado, e saiba como investir neste ativo hoje mesmo!

O que é um fundo de investimento em ouro?

Trata-se de um fundo de investimento como qualquer outro, oferecido em corretoras, mas cujo ativo que gira em torno dele é justamente o ouro.

Suas características são semelhantes à de qualquer outro fundo, com o investidor adquirindo um determinado número de cotas para receber o lucro que será repassado de forma proporcional pelo gestor responsável, remunerado por meio de uma taxa de administração.

Como funciona um fundo de investimento em ouro?

Ele funciona como um fundo que só pode ser acessado por meio de uma corretora de investimentos.

De acordo com o capital dos sócios do fundo, os gestores adquirem a commodity (mercadoria), que no caso é o ouro, e o rendimento acompanha a performance do metal no mercado.

Cada gestor pode realizar uma estratégia distinta no mercado, fazendo com que o fundo possa ter um retorno maior ou menor que o ouro.

Como um fundo de ouro rende?

Um fundo de ouro é conhecido por sua alta volatilidade, podendo variar frequentemente para mais ou para menos. Contudo, são diversas as possibilidades que o fazem se tornar rentável.

Além disso, um fundo de ouro é bastante procurado por investidores que estão interessados em diversificar suas carteiras de investimentos, aplicando capital em ativos diferentes do que já fazem.

Como se trata de uma commodity geralmente negociada em moeda norte-americana, sua rentabilidade varia tanto a partir da própria valorização ou desvalorização do ouro, mas também conforme a flutuação do dólar.

Ao aplicar dinheiro em um fundo de ouro no Brasil, cujo tipo é vinculado à moeda norte-americana, o investidor terá lucro com momentos de altas do dólar.

Posso investir em ouro sem precisar pagar em dólar?

Sim. Também há tipos de investimento em ouro que não requerem aplicação no exterior.

Fundos de Ouro em Real

Foge da flutuação do dólar, mas sua valorização se resume apenas ao desempenho do ouro no mercado.

Fundo de Ouro em Real + CDI

Nesse caso, também foge da oscilação do dólar e seu rendimento é atrelado também ao CDI, podendo gerar uma rentabilidade maior para o fundo.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça