Call us now:
Gato de Luz – A Light, empresa distribuidora de energia elétrica, enfrenta sérios problemas financeiros que têm como raiz o crescente roubo de energia elétrica, também conhecido como “gato de luz“.
Esse problema tem afetado diretamente a receita da companhia, que é obrigada a arcar com a diferença entre o limite de perdas estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica e o percentual real de perdas, que no caso da Light é de 35,28%.
A recuperação judicial da empresa – que teve seu pedido na última sexta-feira (12) – é uma tentativa de reverter a situação e, assim, encontrar soluções para o problema do roubo de energia.
Soluções para o “gato de luz”
As perdas com o “gato de luz” custam bilhões à empresa, o que é especialmente preocupante em um momento de retração econômica.
A solução como um todo para o problema do roubo de energia elétrica dependeria, por sua vez, de uma ação conjunta entre governos e empresas de energia.
Nesse sentido, no caso do Rio de Janeiro, onde existem locais onde o crime organizado dificulta o processo de combate ao roubo de energia elétrica, é necessário um esforço ainda maior para combater esse problema.
O roubo de energia elétrica é um problema que afeta tanto as áreas de classe média e alta quanto as áreas de risco, como apontado pela Light em 2017.
Investidores preocupados
A decisão de entrar com um pedido de recuperação judicial trouxe prejuízos significativos para inúmeros investidores e credores da empresa, como evidenciado pela queda acentuada nas ações da companhia.
A desvalorização das debêntures também contribuiu para as perdas financeiras dos investidores que possuíam títulos da Light.
O atual período de incerteza em relação ao futuro da empresa tem um impacto direto no preço e na liquidez dos ativos da Light.
Como resultado, portanto, muitos investidores enfrentam dificuldades para encontrar compradores para os papéis da empresa.
Isso se deve, em parte, ao fato de que a bolsa brasileira não permite que empresas em recuperação judicial façam parte de seus índices
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças! Acesse agora o Guia do Ex-Negativado e fique informado sobre as últimas tendências, novidades e análises do mercado financeiro.