Golpes do Pix: veja artimanhas dos bandidos que têm levado dinheiro de muita gente

Existem inúmeros golpes do Pix que estão sendo praticados por criminosos ao redor do país, seja de forma virtual ou até mesmo presencial. Para isso, o Guia do Ex-Negativado te informa quais são os mais comuns e como evitar que ocorra com você.

Pix é o maior e melhor método de transferência de dinheiro do país. Foi desenvolvido e é gerido pelo Banco Central, permitindo envio e recebimento de valores, em contas de pessoas e bancos diferentes, em poucos segundos, sem cobrar nenhuma taxa.

Com a popularização e a praticidade que o Pix oferece, os golpistas passaram a utilizá-lo como uma das formas de tentar enganar pessoas honestas, porém em muitos casos desavisadas.

Golpes do Pix: quais são os mais comuns de acontecer?

Confira abaixo tipos reais de golpes que são frequentemente registrados e saiba como evitar cada uma dessas ciladas:

Golpe do Pix agendado

É possível agendar uma data futura para o envio de um Pix e emitir um comprovante real, mas não é garantia de nada. Afinal, é necessário ter dinheiro na conta na data agendada para a transferência ser concluída.

Ou seja, golpistas tiram proveito dessa desatenção da vítima ao aceitar um Pix agendado como comprovante de pagamento, mas o dinheiro pode nunca chegar na sua conta, pois o criminoso tem a possibilidade de cancelar o agendamento.

Se está fazendo uma venda para pagamento na hora, não aceite Pix agendado.

Venda falsa com pagamento via Pix

Ocorre comumente na Internet, em plataformas de compra e venda. Após o cliente ser convencido a pagar antecipadamente, o suposto vendedor – e criminoso – não envia o produto negociado.

Para compras via Internet, o ideal é jamais pagar antecipado a não ser que seja através de uma plataforma que faça a intermediação e te dê segurança.

Golpe do aluguel falso

Esse golpe vem sendo aplicado com frequência na época de final de ano. O golpista negocia um imóvel que não é dele, ou que sequer existe no local, e convence o interessado a pagar uma parte do aluguel antecipadamente.

Clonagem de WhatsApp

Também é comum a clonagem de WhatsApp para pedir Pix a amigos e parentes que constam em sua lista de contatos.

Para evitar de cair nesse golpe, analise se é mesmo a forma de escrever da pessoa que está te pedindo dinheiro e busque sempre uma chamada de voz ou de vídeo. Certamente, o golpista tentará recusar.

Golpes do Pix: saiba quais são os mais comuns e como se proteger das ciladas
Golpes do Pix: saiba quais são os mais comuns e como se proteger das ciladas (Foto: Canva)

Depósito de Pix para liberar empréstimo

Também existe o golpe no qual o criminoso se passa por uma instituição financeira, no WhatsApp, que teoricamente ofereceu um empréstimo. Mas para fazer a liberação, é necessário enviar uma quantia via Pix.

Esse tipo de serviço não existe em nenhum banco. Portanto, não envie Pix para liberação de empréstimo e nem acredite em ofertas via WhatsApp.

Quer receber mais notícias em primeira mão?

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Deixe um comentário