Há dano moral na demissão via WhatsApp?

29/01/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Em alguns casos o trabalhador pode buscar a indenização por dano moral ao sofrer demissão via WhatsApp. Saiba quais são eles.

Publicidade

A demissão via WhatsApp gera dano moral ao trabalhador? Essa é uma dúvida que se tornou mais comum nos últimos anos, pois o uso do aplicativo de conversas também ficou mais frequente na comunicação entre empregadores e empregados.

O uso do aplicativo para avisos sobre faltas ou atrasos, instruções sobre o trabalho e outras questões empregatícias são, hoje, bastante naturais.  Tanto é que ele passou a ter uso, também, para comunicados de demissão.

Diante disso, trabalhadores se questionam quanto à legalidade deste uso, bem como sobre a impessoalidade que ele promove na rescisão contratual.

Neste caso, o empregado teria direito à indenização por danos morais? Entenda o posicionamento do Judiciário e como esta questão funciona.

Confira ainda:

A demissão via WhatsApp é legal?

Sim, pois a lei trabalhista não possui previsões que proíbam o uso de aplicativos de comunicação para informar sobre a rescisão do contrato de trabalho. Aliás, ela sequer estipula como esse comunicado deve ser.

Por isso, o entendimento majoritário é de que não haveria qualquer tipo de impedimento à dispensa do trabalhador por mensagens no WhatsApp.

Para isso, contudo, existem algumas exigências:

  • A comunicação deve ser feita, preferencialmente, em horário comercial;
  • O empregador deve realizar a demissão via WhatsApp em conversa individual, e não em grupo;
  • A dispensa deve ser feita com termos respeitosos e educados;
  • A empresa deve poder comprovar o recebimento da mensagem pelo trabalhador e o dia e horário em que ele a recebeu;

O trabalhador tem direito à indenização por dano moral  na demissão via WhatsApp?

Depende. A princípio, caso haja o respeito às condições acima listadas, não se considera que a dispensa por meio do aplicativo gera danos ao trabalhador, seja à sua imagem, honra ou privacidade.

Contudo, existem algumas situações que podem, sim, gerar direito à indenização.

Por exemplo, quando a dispensa ocorre não em conversa pessoal no aplicativo, mas em grupo que exponha o empregado.

Isso também acontece quando o empregador é desrespeitoso na forma de abordar o empregado e comunicá-lo quanto à rescisão contratual.

Posso pedir demissão via WhatsApp?

Sim. Da mesma forma como é possível que o trabalhador sofra dispensa pelo aplicativo de conversas, ele também pode dar fim ao contrato de trabalho pelo mesmo meio de comunicação.

Para isso, novamente é necessário observar as condições de legalidade.

Isto é, a comunicação em horário comercial, o respeito durante o contato e a possibilidade de comprovar que a empresa recebeu a mensagem de maneira correta.

Como requerer a indenização por danos morais?

Quem acha que foi vítima de algum tipo de abuso – seja exposição vexatória ou tratamento desrespeitoso – pode requerer à Justiça do Trabalho a condenação do empregador ao pagamento de indenização por dano moral por demissão via WhatsApp.

Embora seja possível ajuizar a ação, em primeira instância, sem apoio de um advogado, o conselho é que o trabalhador busque orientação profissional.

Desta forma será possível analisar detalhadamente o caso e atuar da melhor maneira possível em prol do seu pleito.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça