Call us now:
A Receita Federal divulgou hoje (18) que a consulta ao pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 estará disponível até o dia 24 de maio. Os contribuintes poderão verificar se estão incluídos nesse lote através do site oficial do órgão.
O pagamento do primeiro lote está programado para ocorrer em 31 de maio.
Ordem de restituição
A quantidade exata de contribuintes contemplados pelo primeiro lote ainda não foi divulgada, mas a Receita Federal esclareceu que serão priorizados aqueles que se enquadram nas categorias legais.
Em primeiro lugar, serão contemplados os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência ou doença grave.
Em seguida, serão contemplados os contribuintes do magistério, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e os que escolheram receber a restituição por meio do Pix.
Por fim, os demais contribuintes serão incluídos nos lotes subsequentes.
Além disso, a Receita Federal lembra que o dia 31 de maio também marca o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023.
Os contribuintes que ainda não enviaram sua declaração, devem fazê-lo até essa data para evitar possíveis penalidades e multas.
Lotes da restituição
A restituição do IR é a devolução do valor pago a mais para a Receita Federal durante o ano-base.
Durante o preenchimento da declaração, o programa da Receita informa se o contribuinte terá restituição, se não possui saldo para pagar nem receber, ou se possui imposto a pagar.
De acordo com o calendário divulgado, o pagamento da restituição será realizado em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio.
Confira as datas de cada lote:
- 1˚ lote: 31 de maio
- 2˚ lote: 30 de junho
- 3˚ lote: 31 de julho
- 4˚ lote: 31 de agosto
- 5˚ lote: 29 de setembro
Vale ressaltar que a entrega da declaração de Imposto de Renda teve início em 15 de março e será encerrada no dia 31 de maio. A Receita Federal estima receber um total de 39,5 milhões de declarações neste ano.