Call us now:
INSS e aposentadoria- Você sabia que 3/4 dos pedidos feitos à Previdência são negados automaticamente? Aliás, não raro isso ocorre mesmo que o cidadão tenha direito ao benefício.
Isso acontece por uma série de questões, todas relacionadas ao sistema automatizado da Previdência Social. Ele se vale de inteligência artificial (IA) e se baseia em informações ali presentes e em padronizações.
Portanto, mesmo que você tenha seu pedido negado, saiba que isso não significa, necessariamente, que realmente não tinha direito a ele. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba o que fazer.
INSS e aposentadoria: quais são os principais motivos das negativas?
Em geral, a ausência de concessão da aposentadoria pelo robô da Previdência tem relação direta com a existência de informações incompletas dentro do sistema.
Isto é, é possível que ele não conte com todos os dados que comprovariam que o cidadão realmente tem direito à aposentadoria.
Portanto, nesse caso, cabe ao trabalhador apresentar a documentação. Ela envolve uma série de documentos, como carnês de contribuição, CTPS, contratos de trabalho e holerites.
Quanto mais completa a documentação, maiores as chances de obter a aposentadoria pelo INSS.
Portanto, antes de realizar o pedido analise quais são as informações existentes dentro do sistema. Confira se todos os seus vínculos estão devidamente anotados e corrija informações incompletas ou incorretas.
Desconsideração de condições especiais
Outro motivo que pode levar à negativa da aposentadoria pelo INSS é a desconsideração de condições especiais. Por exemplo, o tempo de trabalho em exposição a elementos insalubres ou perigosos.
Portanto, cabe ao trabalhador indicar o tipo de aposentadoria que busca, assim como juntar o máximo de informações que comprovem suas condições especiais.
Nesse caso, além dos contratos e outros documentos que vimos acima, apresentar o PPR (Perfil Profissiográfico Previdenciário) também é uma boa ideia.
Outros cuidados
Além disso, saiba que é comum que o pedido de aposentadoria no INSS seja analisado da maneira mais básica. Isto é, pelo benefício mais básico, o que nem sempre é a realidade.
Por exemplo, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por idade, mas ter seu pedido analisado de acordo com a aposentadoria por tempo de contribuição. Por isso, atenção no momento de encaminhar a solicitação!
O que fazer se o INSS negar a aposentadoria?
Nesse caso o cidadão pode entrar com um recurso administrativo perante o próprio INSS. Ao fazê-lo, lembre-se de apresentar toda a documentação que comprova seu direito ao benefício.
Por outro lado, também é possível ajuizar uma ação na Justiça Federal. Ela pode ser ajuizada antes ou depois do recurso administrativo, sendo que este não é uma condição para aquela.