Instabilidade no Pix hoje: reclamações no Nubank, Itaú, Pagbank e outros (veja como agir)

Instabilidade no Pix hoje – Lançado em 2020, o Pix já é o queridinho dos consumidores brasileiros no que tange às transferências bancárias. Porém, também é comum haver reclamações sobre instabilidade no sistema.

Pix é um método de transação instantânea e gratuita, entre contas de um mesmo banco ou de instituições diferentes, gerido unicamente pelo Banco Central e adotada por todos os bancos em atividade no país.

Com um número expressivo de usuários todos os dias, o sistema, por vezes, também é alvo de críticas por problemas em seu funcionamento. Saiba como agir nessa situação Guia do Ex-Negativado.

Instabilidade no Pix hoje: por que isso acontece?

Por se tratar de um sistema amplo e que só funciona de forma digital, é comum haver problemas. Mesmo que momentâneos, eles acabam por afetar diretamente os usuários.

Em alguns casos, pode causar transtornos como um Pix enviado que não chegou ao destino; reclamação, inclusive, que tem sido feita por clientes do Itaú e PagBank.

Instabilidade no Nubank e em outros bancos também acabam sendo constatadas nos últimos dias.

“Instabilidade no Pix”, “Pix não chegou”: usuários de Itaú, Nubank, Mercado Pago e PagBank reclamam (saiba como agir)

Nas redes sociais, entre quarta-feira (5) e essa quinta-feira (6) é possível verificar centenas de reclamações sobre instabilidade e pedidos por solução de problemas relacionados justamente a envio ou recebimento de Pix:


O que fazer se o Pix não chegou?

Se você realizou uma transação via Pix e o valor não chegou ao destinatário, é necessário ter cautela, mas também conhecer o que pode ser feito para resolver.

O primeiro passo é verificar os detalhes da transação. Certifique-se de ter inserido corretamente todas as informações da conta de destino, como a chave Pix.

Após isso, verifique o extrato da sua conta bancária para confirmar se o valor foi realmente debitado.

Caso o valor tenha sido debitado da sua conta, mas não chegou ao destinatário, pode ser um problema tanto do seu banco, como também do banco do recebedor.

Busque contato inicialmente com o seu banco para saber o que ocorreu.

Caso não seja um problema na instituição financeira que enviou o dinheiro, o mesmo deverá ser feito pelo lado do destinatário, com contato junto ao banco.

Segundo o PagBank, por exemplo, nenhum consumidor será prejudicado caso o Pix não tenha chegado ao destino.

Leia também: Comprovante Pix de 1.000 reais? Saiba identificar Pix falso (e consultar ID da transferência)

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário