Call us now:
A Heineken, uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo, anunciou recentemente um novo investimento de R$1,5 bilhão na Região Nordeste do Brasil. Especificamente, a companhia terá um investimento nas cervejarias de Igarassu (PE) e Alagoinhas (BA) com o objetivo de expandir o portfólio premium e mainstream puro malte. Ao longo dos últimos quatro anos, o grupo holandês investiu R$ 4,6 bilhões na operação brasileira.
O que se espera do investimento?
O investimento recebido pela planta de Igarassu irá triplicar a capacidade produtiva das marcas Amstel e Devassa e, ainda, incrementar em 45% a operação de linhas de embalagens retornáveis.
Já a cervejaria de Alagoinhas está recebendo recursos adicionais para ampliar em 60% a produção da marca Heineken, que tem o Brasil como o maior país consumidor do mundo.
Há cinco anos, o mercado brasileiro era apenas o 17º da marca.
A expansão da empresa faz todo sentido em sua estratégia de negócios, tendo em vista que ela vem aumentando cada vez mais a participação dos rótulos de maior valor agregado em suas vendas.
No primeiro trimestre deste ano, a Heineken Brasil reportou um avanço de cerca de 25% em receita e um dígito alto de volumes.
Foco em ESG
A Heineken também está alinhando seus investimentos com a sustentabilidade.
A cervejaria planeja implementar tecnologias que tornarão a unidade pernambucana uma referência em eficiência hídrica, reduzindo em 30% o consumo de água utilizada na produção em até três anos.
A companhia também está investindo em fontes de energia 100% renovável, como biogás e biomassa, permitindo uma redução de 25% no consumo de energia térmica.
Os investimentos da empresa no Nordeste permitirão a geração de 130 novos empregos diretos, além dos 700 durante as obras.
Também permitirão a cervejaria inserir uma nova linha de embalagens retornáveis de 600 ml, trazendo maior eficiência na gestão de resíduos.
Estratégia
Esses investimentos são estratégicos para o mercado nacional de cervejas, uma vez que o segmento premium tem sido a alavanca de crescimento desse setor.
A Ambev, por exemplo, informou que seus rótulos premium tiveram um aumento de 35% de vendas no primeiro trimestre deste ano. A Heineken tem 14 cervejarias e mais uma em construção, em Passos (MG).
Em suma, o novo investimento da Heineken é extremamente relevante para o desenvolvimento da região nordeste e para o mercado nacional de cervejas como um todo.
Ao ampliar sua capacidade produtiva e aumentar a eficiência hídrica e energética de suas cervejarias, a empresa sinaliza compromisso com as questões de responsabilidade social.
Além disso, a criação de novos empregos diretos e indiretos trará benefícios para as comunidades locais.