Call us now:
Quem disse que investir dinheiro precisa ser uma ‘coisa do outro mundo’? Pois existem inúmeras formas de investimentos para iniciantes em 2022 que qualquer pessoa pode se dar bem. Listamos as melhores oportunidades do mercado atualmente. Confira e comece a investir hoje mesmo!
Em outras épocas, investir dinheiro sempre foi visto como uma possibilidade distante, mais voltada para o público de maior poder aquisitivo, com perfil financeiro mais robusto, já que as corretoras de investimento eram menos acessíveis do que atualmente.
Não é só a poupança: mercado de investimento se tornou democrático no país
Para a maioria do público, a poupança era a forma mais próxima de realizar um investimento. A caderneta continua sendo popular, mas atualmente está longe de ser a melhor opção, pois há outras formas de investir tão fáceis quanto a poupança e mais rentáveis.
Nos dias de hoje, as possibilidades para aplicar seu dinheiro em diversos títulos de investimento estão mais fáceis, inclusive na palma da sua mão. Isto porque, surgiram inúmeras fintechs de corretoras de investimentos que estão apostando no mercado digital para conquistar este público-alvo.
Não só isso, como alguns bancos digitais também estão disponibilizando este serviço, democratizando ainda mais as possibilidades de aplicar dinheiro e obter rentabilidade a partir da sua própria visão do mercado financeiro.
Sem falar nos títulos públicos, que também estão disponíveis para todo o público brasileiro e são de fácil acesso, com total segurança, já que são opções geridas pelo Governo Federal.
Seja qual for o tipo de investimento que você estiver procurando, vai existir uma opção que qualquer iniciante nesse mercado pode alcançar. É sobre isso que trataremos nos tópicos abaixo.
Dicas de investimentos para iniciantes: o que fazer antes de começar a investir?
Antes de iniciar suas ações no mercado financeiro, é fundamental ter em mente que são necessários alguns passos pré-investimentos. Isto é, ações que devem ser tomadas antes de realizar a primeira aplicação em algum título, para que o sonho de investir não se torne um pesadelo.
Planeje-se financeiramente antes de investir
Você sabe exatamente quais são seus gastos fixos no mês? Entende bem o orçamento que tem em mãos mensalmente? Pois é importante ter o controle de gastos antes de investir dinheiro, pois a ideia é de que a quantia que for aplicada deva permanecer investida por longo período, de preferência até o vencimento do título escolhido.
Com o planejamento realizado, você poderá entender onde pode cortar custos desnecessários ou banais para fazer o dinheiro que iria para o ralo virar investimento.
Estabeleça um limite de investimento mensal
Após o planejamento estiver sido concluído, defina o valor que você poderá investir mensalmente sem apertar suas contas no fim do mês. É como afirma o blog oficial da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país.
Quite suas dívidas antes de investir
O pagamento de dívidas deve ser encarado como prioridade em um planejamento financeiro, uma vez que caso os débitos permaneçam ativos sempre gerarão dificuldades, podendo até fazer com que você desista de um investimento antes do que gostaria para se livrar dos credores.
Você sabe qual é o seu objetivo com um investimento? Trace seu perfil
Sem dívidas e com organização financeira, o ideal é também traçar qual é o seu perfil de investidor. Assim, poderá avançar mensalmente da forma como mais te agrada no mercado.
Os perfis que existem no mercado são conservador, moderado e agressivo.
Como é possível imaginar, o investidor conservador prioriza a segurança dos seus rendimentos, buscando sempre os títulos mais seguros, evitando perdas.
Já um investidor moderado também é adepto dos investimentos mais seguros. Entretanto, também está disposto a ousar um pouco mais com aplicações que podem render mais futuramente.
Por fim, o investidor agressivo dispensa a segurança em prol de um lucro maior no futuro, estando aberto a correr riscos.
Tenha uma reserva de emergência
A ideia principal de um investimento não é de tê-lo à disposição para pagamento de dívidas quando surgirem imprevistos, mas, sim, de fazer o dinheiro render ao máximo pensando no futuro.
Para pagar dívidas emergenciais, o ideal é ter uma reserva financeira, ou reserva de emergência, separada da sua carteira de investimentos. Assim, estará resguardado caso algo inesperado ocorra, sem precisar parar de investir. É por isso que uma boa organização financeira é fundamental.
Melhores tipos de investimentos para iniciantes em 2022
Para quem está entrando no mercado de investimentos sem nunca ter feito uma aplicação antes, é bastante comum que se sinta confuso com algumas nomenclaturas e siglas que, de fato, podem confundir qualquer um. Mas, se tratam de situações simples que explicaremos detalhadamente para te ajudar na busca pela melhor opção.
Os títulos de Renda Fixa são sempre mais recomendados para investidores iniciais, pois oferecem uma zona de conforto e segurança de que aquela rentabilidade contratada será alcançada sem maiores problemas.
Para esses casos, as melhores formas de investir são em CDBs ou no Tesouro Direto, mas não são as únicas alternativas. Entenda cada uma delas abaixo:
CDB
É a sigla para Certificado de Depósito Bancário, que é considerada como a melhor opção para um investidor inicial e, principalmente, que faz parte do perfil conservador.
Isto porque o CDB envolve risco baixo – ou na maioria dos casos nenhum risco – com a mesma segurança oferecida pela poupança, mas com rentabilidades mais atrativas do que a caderneta.
É uma modalidade de investimento de curto a médio prazo, que é uma forma de captação dos bancos e com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Funciona da seguinte forma: o investidor escolhe o CDB que mais lhe agrade e deposita uma quantia inicial como investimento. Mensalmente, pode também fazer novos aportes para ampliar o valor aplicado. Enquanto isso, a rentabilidade já será conhecida antes de fazer a primeira aplicação.
Para os bancos, o CDB é uma forma de captar recursos para cumprir as normas regulatórias do Banco Central e fecharem o dia com saldo positivo. Em troca, devolve o valor com juros aos consumidores que fizeram o empréstimo.
Em geral, os Certificados de Depósitos Bancários têm liquidez diária e, em muitos casos, possuem resgate a qualquer momento, a depender do contrato firmado.
Todas as corretoras, ou bancos digitais com plataformas de investimentos, oferecem títulos de CDB emitidos pela própria instituição financeira ou por outras instituições.
Tesouro Direto prefixado
Já a opção de investimento do Tesouro Direto prefixado funciona de maneira semelhante ao CDB, mas através de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, que é de propriedade do Governo Federal.
Nessa modalidade de investimento, o usuário emprestará dinheiro diretamente para financiar obras públicas do Governo. Em troca desse empréstimo, também receberá o valor com juros adicionados.
É uma opção avaliada como extremamente segurança pelos especialistas em investimentos, principalmente pelo fato de ser um título público com a rentabilidade fixada antes da aplicação ser realizada.
É possível encontrar essa opção em qualquer corretora de investimentos ou diretamente na própria plataforma do Tesouro Direto, via site oficial ou no aplicativo.
LCI
Mas não se resumem a essas duas opções. Existe também a LCI, que é a sigla para Letras de Crédito Imobiliário. Também é um título de renda fixa cujo lastro financeiro é garantida por hipoteca ou alienação fiduciária de imóvel.
Trata-se de um ativo captado por instituições financeiras que se responsabilizam por honrá-los diante dos investidores, como explica a XP Investimentos.
O valor do título de LCI, bem como o prazo de vencimento do título, não podem ultrapassar o lastro e nem a data final dos créditos vinculados ao ativo oferecido aos consumidores.
Diferentemente do CDB, a LCI é indicada para investimentos de médio e longo prazo, sendo recomendado não retirar nenhum valor antes da data final. Por outro lado, também há a segurança do Fundo Garantidor de Crédito de que seu dinheiro não será perdido em nenhuma hipótese, caso o banco em questão venha a quebrar por exemplo.
Vale destacar que, diferentemente do CDB, a LCI é isenta de cobrança de imposto de renda, o que a torna mais rentável caso a remuneração for a mesma.
LCA
Sendo o setor que mais movimenta o PIB nacional, o agronegócio é de extrema importância para a economia brasileira. E, sendo assim, também existe um tipo de investimento direcionado a investimentos nesse segmento.
Trata-se da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que é um tipo de investimento bastante semelhante com a LCI. Na verdade, muda apenas a sigla e o destino do dinheiro investido, pois as demais condições são as mesmas.
No caso da LCA, a emissão dos papéis é utilizada para financiar atividades do setor do agronegócio brasileiro, também sem nenhum tipo de cobrança de imposto de renda, o que a torna rentável.
LCI e LCA podem ser encontradas em corretoras de investimentos.
Debêntures
Outra opção viável são as debêntures, que são títulos de médio e longo prazos, a partir de dois anos, emitidos por empresas privadas – Sociedades Anônimas de capital aberto ou fechado – desde que não sejam bancos, pois estes já emitem títulos de CDB.
As debêntures são formas encontradas pelas empresas para financiar projetos, aumentar capital ou a capacidade produtiva da companhia.
A diferença para ações é que ao investir em debêntures, o investidor, na verdade, se torna credor, já que receberá de volta o valor emprestado, junto com os juros prometidos, enquanto com as ações o investidor virar um dos acionistas da companhia.
Também são oferecidas em qualquer corretora de investimento.
Quanto esses tipos de investimentos rendem?
Em geral, são opções de investimento baseada na taxa de 100% do CDI, que neste momento está em 13,15% ao ano e 1,095% ao mês.
O ideal é conseguir aproveitar a alta da taxa Selic no país, que tem feito com que os investimentos de renda fixa se tornem boas pedidas no momento.
Quais são as corretoras de investimento mais confiáveis do mercado?
Listamos abaixo as corretoras mais bem avaliadas pelos usuários que fizeram reclamações no Reclame Aqui nos últimos seis meses, bem como a reputação de cada empresa na opinião do próprio RA.
Modal Mais
A corretora de investimento com a maior avaliação no Reclame Aqui é a Modal Mais, com uma reputação nota 8,9, sendo recomendada entre as 1.000 empresas mais seguras do país.
A nota média dada pelo consumidor é 8,5. Dentre as pessoas que reclamaram, 95,4% afirmam que tiveram o problema resolvido após entrarem em contato com a empresa.
Clear Corretora
Também com uma alta avaliação no RA está a Clear Corretora, com nota 8,7 dada pelo Reclame Aqui.
Sobre a opinião dada pelos consumidores, a nota média é 8,11. Dentre os reclamantes, 93% dizem que o problema foi solucionado após contato feito com a corretora. 86,3% garantem que voltariam a investir com ela.
BTG Investimentos
Um grande nome no mercado é a BTG Investimentos, também bem recomendada pelo Reclame Aqui, com uma avaliação nota 8,6.
Os usuários avaliam a corretora como nota 8,03 e 92% deles tiveram o problema resolvido.
Toro Investimentos
Sua reputação no Reclame Aqui é nota 8,5, também recomendada entre as 1.000 empresas mais confiáveis do Brasil em todos os setores.
Os usuários a avaliam como nota 7,78. Já 92,1% dos clientes garantem que resolveram seus problemas após a reclamação feita no RA.
PagBank
Um dos bancos digitais que oferecem plataforma para investimentos, o PagBank tem avaliação nota 8,2 do Reclame Aqui.
87,5% dos clientes que reclamaram no site tiveram o problema resolvido, enquanto a nota média dada por eles foi 7,1.
Nu Invest
Trata-se da corretora de investimentos do Nubank, com uma avaliação nota 8,1 no Reclame Aqui e 7,03 na opinião dos consumidores que fizeram suas reclamações no site.
Sobre o índice de solução de problemas, a porcentagem é de 85,6%.
Rico Investimentos
Também é avaliado com uma nota 8,1 a Rico Investimentos, que, no entanto, recebe uma avaliação 6,92 na opinião dos clientes. Resolve 90% das reclamações.
XP Investimentos
Um dos maiores nomes do mercado de investimentos, a XP tem reputação nota 7,9 no Reclame Aqui e avaliação 6,93 dos consumidores. Seu
Ainda prefiro a poupança: como aplicar dinheiro nela?
Além das possibilidades destacadas acima, a poupança também continua sendo uma opção de investimento conservador, em renda fixa.
Para quem ainda prefere ficar na poupança, basta acessar a conta do banco onde possui conta-corrente e enviar valores para a poupança, com remuneração de 6,7% ao ano e 0,5% ao mês. Não há cobrança de imposto de renda.