Call us now:

A primeira prévia do Ibovespa para o segundo quadrimestre de 2023 trouxe surpresas para o mercado. A companhia de resseguros IRB (IRBR3), que havia sido excluída do índice no início de 2023 por ter suas ações negociadas abaixo de R$ 1.
A IRB foi a única adição à carteira teórica na primeira prévia divulgada pela B3.
A PetroRecôncavo (RECV3), que vinha sendo apontada como a ação favorita para entrar no Ibovespa, foi deixada de lado em favor do IRB. A petroleira baiana, que já havia sido cotada para ingressar no índice em outras ocasiões, pode ter perdido a chance novamente.
Novo ranking
Por outro lado, Banco Pan (BPAN4) e EcoRodovias (ECOR3) ficaram de fora do Ibovespa na primeira prévia, o que pode impactar seus desempenhos no curto prazo.
A B3 ainda divulgará mais duas prévias, uma no dia 17 e outra em 23 de abril, para definir a composição final do índice.
Caso a primeira projeção se mantenha, o Ibovespa passará a contar com 88 ações a partir de 2 de maio, uma a menos do que atualmente.
Vale ON (VALE3) continua liderando o ranking das 5 ações de maior peso teórico no índice, seguida por Itaú Unibanco PN (ITUB4), Petrobras PN (PETR4), Petrobras ON (PETR3) e Bradesco PN (BBDC4).
Surpresa inesperada
O retorno do IRB ao Ibovespa, se confirmado, não representa necessariamente uma recuperação para a empresa de resseguros.
O possível retorno coincide com o terceiro aniversário do início de suas dificuldades, que começaram em fevereiro de 2020, quando a gestora Squadra denunciou inconsistências contábeis nos balanços da empresa.
Desde então, o IRB acumulou prejuízos e se viu obrigado a promover dois aumentos de capital para cumprir as normas da Susep, além de desfazer-se de ativos, como o edifício histórico onde funcionava sua sede no Rio de Janeiro.
O retorno ao Ibovespa pode trazer um pouco de alívio para a empresa, mas ainda há muito trabalho a ser feito para recuperar sua saúde financeira e reconquistar a confiança do mercado.
Quer se informar e se preparar para cuidar melhor das suas finanças? Acesse agora o Guia do Ex Negativado e tenha acesso às melhores notícias e informações sobre o mundo financeiro!