,

Licença-paternidade conta sábado e domingo? Fique por dentro dos prazos

30/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se a licença paternidade conta sábado e domingo e como é a contagem deste direito aos pais após nascimento ou adoção de filho.

Publicidade

Licença-paternidade conta sábado e domingo? O nascimento de filho, assim como a adoção, permite tanto ao pai quanto à mãe o afastamento das atividades de trabalho sem prejuízo ao salário.

No entanto, esses prazos funcionam de maneira diferente, especialmente em relação ao tempo de licença do trabalho. Aquele reservado às mulheres é maior.

A licença para os pais, por sua vez, é a que mais gera dúvidas, especialmente porque não acompanha benefício previdenciário. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba quantos dias os homens podem se afastar e como é a contagem do período.

Quantos dias os homens possuem para licença-paternidade?

A princípio esta licença é de 5 dias. Todavia, caso a empresa empregadora seja adepta ao programa Empresa Cidadã, então o período passa a ser de 20 dias.

Licença paternidade conta sábado e domingo?

Sim, conta. De acordo com a lei, o período de afastamento é em dias consecutivos.

Portanto, ele não exclui sábados, domingos ou feriados e sua contagem é contínua.

Aliás, saiba que este também é o formato de contagem da licença maternidade, que engloba tanto dias úteis quanto aqueles não úteis.

Como contar a licença-paternidade?

O primeiro dia da licença para os pais inicia no dia seguinte ao nascimento da criança, independentemente de quando ele ocorrer. Afinal, a licença-paternidade conta sábado e domingo.

A única exceção se refere ao nascimento em dia útil que preceda dias não úteis. Ou melhor, que se dê antes de dias em que a empresa não preste serviços ou que o trabalhador não tenha expediente.

Assim, caso a criança nasça em um domingo, a licença ocorrerá entre segunda e sexta-feira. Por outro lado, se nascer em uma quinta-feira, iniciará na sexta e se estenderá a terça-feira.

Embora a licença-paternidade conte sábado e domingo, ela não pode começar nestes dias se não forem dias de expediente. Por isso, se ela nascer na sexta, a licença apenas começará na segunda-feira.

Pai desempregado tem direito à licença-paternidade?

Não, pois este não se trata de um benefício previdenciário, mas trabalhista.

Uma vez que não há contrato, não há afastamento de atividades de trabalho.

Veja: Licença paternidade de servidor público: é preciso atenção às variações dos prazos

Fique por dentro de todos os seus direitos! Baixe e acesse agora mesmo o App do Guia, aplicativo gratuito que reúne dicas e notícias sobre benefícios, direitos, Previdência, loterias, empregos e finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa