Loteria Instantânea Caixa: a “Raspadinha” está de volta? Entenda o que rola com a Lotex

Loteria Instantânea Caixa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (31), um decreto que autoriza a Caixa Econômica Federal a retomar a exploração da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), popularmente conhecida como “raspadinha”.

A decisão, por sua vez, representa o retorno da categoria ao portfólio de loterias da Caixa. A modalidade havia sido descontinuada pelo governo do então presidente Michel Temer, ainda em 2016, ao entrar no Plano de Desestatização.

Em 2019, o governo Bolsonaro alterou as condições para atrair interessados na concessão de loteria instantânea.

Um consórcio internacional arrematou a concessão com o lance mínimo, mas o processo ficou estagnado devido a desentendimentos, principalmente em relação à utilização da rede lotérica para a venda de bilhetes, levando o consórcio a se retirar do processo.

A autorização da Loteria Instantânea da Caixa – “Raspadinha”

Segundo o decreto assinado ontem, o Ministério da Fazenda tem a prerrogativa de conceder temporariamente a autorização à Caixa para operar a Lotex, até que um grupo privado seja escolhido por meio de um processo de licitação.

O decreto estabelece que qualquer encerramento da operação direta da Lotex pela Caixa ou a extinção do contrato de concessão, deve ser comunicado ao banco com pelo menos seis meses de antecedência à efetiva execução do contrato de concessão.

A previsão do governo é de que a Loteria Instantânea gere uma arrecadação anual da ordem de R$ 3 bilhões.

Sobre a data para começar

A data da primeira emissão da Lotex será determinada em acordo entre a Caixa e o Ministério da Fazenda, cobrindo um período de até cinco anos a partir do início das operações.

Outro ponto importante é que os fundos não utilizados para promoção comercial, após o encerramento da operação da Lotex ou a extinção do contrato de concessão, serão revertidos em favor da União. É o que assegura o governo.

A responsabilidade de autorizar, homologar, normatizar, supervisionar e fiscalizar a execução e exploração da Lotex recai sobre o Ministério da Fazenda, garantindo um controle estrito sobre as operações desta loteria.

A presidente da Caixa, Rita Serrano, já havia adiantado que haveria novidades nas loterias no segundo semestre deste ano, incluindo o aguardado retorno das raspadinhas.

Leia mais:

Deixe um comentário