,

Lula cria programa Desenrola para renegociar dívidas de quem tem nome sujo

21/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Foi criado o programa Desenrola, do governo Lula (PT), que tem como o principal objetivo a renegociação de dívidas dos inadimplentes.

Publicidade

Foi criado o programa Desenrola, do governo Lula (PT), que tem como o principal objetivo a renegociação de dívidas dos brasileiros inadimplentes. Entenda como funcionará aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é o programa Desenrola, criado por Lula, a quem beneficiará?

Trata-se de um programa de renegociação de débitos que será lançado pelo governo federal a partir de fevereiro de 2023.

Poderão ser beneficiados com o programa os brasileiros que ganham até dois salários mínimos mensais.

O potencial do programa Desenrola é de atender cerca de 40 milhões de consumidores, que seria a maioria dos brasileiros que atualmente estão negativados em órgãos como SPC e Serasa.

O programa foi uma promessa de campanha do então candidato e eleito presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na eleição de 2022.

A implementação do programa passa por conversas entre Ministério da Fazenda, instituições financeiras e birôs de crédito.

A promessa também garante às empresas que será aberto um fundo com dinheiro da União para honrar perdas em caso de nova inadimplência dos consumidores que adotarem o programa.

Como ter acesso ao programa Desenrola?

Por ainda não estar vigente, não há informações sobre qual será a plataforma oficial do governo ou empresas que farão a renegociação dos débitos por meio do programa Desenrola, criado por Lula.

O passo a passo será ensinado pelo Guia do Ex-Negativado assim que as informações oficiais sobre o programa forem complementadas pelo governo.

Brasil fechou 2022 com recorde de pessoas negativas

O Brasil teve um ano de 2022 de recordes em números de consumidores inadimplentes. Segundo a Serasa Experian, maior empresa do segmento de birôs de crédito, atualmente existem 69,97 milhões de pessoas com nome sujo.

Significa 43,04% da população considerada como consumidora, acima de 18 anos.

O perfil desse enorme grupo de negativados no mercado tem a faixa etária de 31 a 40 anos em destaque, representando 31,9% dos inadimplentes do país.

Quanto às principais dívidas, cartão de crédito e produtos bancários continuam em primeiro lugar no ranking das contas que mais negativam nomes dos brasileiros. Em seguida, aparecem as contas de água e luz. Por fim, dívidas no varejo.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça