Lula indica Dilma para Banco dos Brics: ex-presidente vai receber salário astronômico

Lula indica Dilma – A última novidade do cenário político brasileiro é de que o presidente Lula (PT) avaliou e já confirmou a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) dos Brics. Ela substituirá um membro escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Confira os detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

Lula indica Dilma para Banco dos Brics

A escolha do presidente Lula pela ex-presidente Dilma Rousseff foi revelada em publicação feita pelo jornal Estadão e já tem data marcada para a apresentação da nova chefe do chamado Banco dos Brics.

O banco tem sede em Xangai, na China, e será lá onde Dilma trabalhará durante o período em que presidir a instituição financeira. Sua ida para o país asiático ocorrerá na segunda quinzena de março e terá a presença de Lula na posse.

O nome da ex-presidente da República foi levado por Lula e já tem aprovação dos demais países que compõem o grupo dos Brics.

Dilma Rousseff substituirá o diplomata Marcos Troyjo, que havia sido indicado por Jair Bolsonaro e teve sua saída solicitada pelo novo governo brasileiro.

“A Dilma tem interesse intelectual pela China, quer entender o processo de industrialização e inovação tecnológica”, diz o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O que é o Brics? Qual será o papel de Dilma?

BRICS é a sigla que se refere aos cinco países emergentes que fecharam este acordo em conjunto: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Já o Banco dos BRICS é uma instituição financeira multilateral estabelecida pelos países que fazem parte do grupo, com o objetivo de oferecer financiamento e apoio a projetos de desenvolvimento econômico e de infraestrutura na região e em outras partes do mundo.

Em seu cargo, Dilma terá como objetivo fornecer uma alternativa ao poder financeiro dominante dos países desenvolvidos e ajudar a expandir a influência econômica das nações que formam o BRICS.

Salário vultuoso

O jornal O Globo informou que a ex-presidente Dilma Rousseff deve receber um salário mensal de no mínimo R$ 290 mil no banco. Este valor é baseado no montante de US$ 55,5 mil por mês, que é o somatório de salários e benefícios concedidos a cada um dos seis líderes do banco.

Deputados federais divergem em opiniões

Para Lindheberg Farias (PT-RJ), a tendência é de Dilma Rousseff tenha sucesso em seu novo cargo.

“A presidenta Dilma já tem o ok dos outros países pra comandar o banco do Brics. Parabéns ao presidente Lula pela indicação e muito boa sorte à @dilmabr . Tenho certeza que fará um excelente trabalho à frente da instituição, q é muito importante no desenvolvimento dos países membro”.

Já o deputado federal opositor ao governo, Sanderson (PL-RS), ironizou a escolha por parte do presidente Lula.

“Se faliu 2 lojas de 1,99 em Porto Alegre, imaginem se terá capacidade para presidir uma instituição como o Banco dos BRICS. A impressão é que Lula quer mandar DILMA pra bem longe, esconder alguém que no meio político é motivo de piada. Será que lá na China eles sabem quem ela é?”.

App para cuidar das finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário