Call us now:
Cortar Bolsa Família por dois meses? – O primeiro mês do novo governo federal vem sendo marcado por mudanças principalmente na forma de lidar com políticas públicas. Nessa semana, um questionamento se tornou comum na Internet: Lula vai cortar o Bolsa Família por dois meses? Saiba a verdade no Guia do Ex-Negativado.
Ainda chamado de Auxílio Brasil de forma oficial, o programa de transferência de renda do governo federal voltará a se chamar Bolsa Família em breve, faltando apenas ajustes a serem feitos para a alteração na nomenclatura.
A partir de fevereiro, algumas mudanças já começarão a ser implementadas pelo governo, sendo elas do ponto de vista interno, voltadas para uma nova forma de identificar famílias que precisam do benefício e retirar quem não faz parte do público-alvo.
Afinal, Lula vai cortar o Bolsa Família por dois meses?
Não! O programa Auxílio Brasil ou Bolsa Família não será cortado por dois meses e nem sequer por um mês.
O que será feito é um corte de cadastros que estão irregulares no programa, como explica o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias:
“Com essa segurança, a partir de fevereiro, a gente vai estar tendo essa segurança para desligamento de quem está ali ilegalmente. Pessoas que não têm o direito passaram a ocupar vaga de quem tinha o direito”.
O ministro que chefia a pasta responsável pelos programas sociais tem identificado irregularidades não só no benefício, mas também no próprio CadÚnico.
Cerca de 10 milhões de cadastros, dentre as 41,2 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, possuem “indícios de irregularidade” e passarão por análise.
Averiguação cadastral no Bolsa Família
Desde dezembro, que milhares de famílias recebem a sinalização de averiguação cadastral do programa Auxílio Brasil/Bolsa Família, com a mensagem:
“Sua família está em Averiguação Cadastral Unipessoal. Isso significa que o Ministério da Cidadania identificou possíveis inconsistências na composição familiar registrada no Cadastro Único”.
Caso tenha recebido essa mensagem, será necessário comparecer ao CRAS ou ao setor responsável pelo CadÚnico em seu município para regularizar a situação.