Marisa enfrenta dificuldades financeiras e sofre novo pedido de falência

Marisa sofre novo pedido de falência – A Marisa é uma das maiores redes de varejo de moda do Brasil, com mais de 70 anos de história no mercado. No entanto, nos últimos anos, a empresa tem enfrentado dificuldades financeiras, principalmente devido aos altos juros, à crise de crédito e às baixas vendas no setor.

No entanto, apesar desses esforços, a empresa ainda enfrenta obstáculos. Recentemente, teve dois pedidos de falência solicitados por credores e uma ação em andamento movida pela Plasútil Indústria e Comércio de Plástico, que cobra R$882,7 mil em dívidas em aberto.

As notas das demonstrações de resultados do último trimestre de 2022 mostram que a Marisa precisa respeitar cláusulas de “covenants” pelos contratos com bancos, que exigem a manutenção da razão entre dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (ebitda), em patamar inferior a 3,5 vezes.

Justificativas da Marisa

Embora esses valores sejam considerados baixos pela Marisa, a empresa está se defendendo desses processos e considera que eles não são representativos perto dos mais de 90% dos fornecedores com quem já contatou e conseguiu alinhar conversas de forma organizada.

Além disso, a Marisa está em processo avançado de renegociação de dívidas e conta com o apoio da ampla maioria de seus parceiros para seguir adiante.

Processo de reestruturação

Em um esforço para se recuperar financeiramente, a empresa tem um plano de reestruturação em andamento.

Esse plano inclui o fechamento de 90 lojas com resultados abaixo do esperado, o que representa quase 30% de sua base.

Além disso, a empresa busca reduzir despesas e encontrar novas fontes de receita.

Nesse sentido, também já vendeu parte de seus direitos creditórios de natureza fiscal pelo preço antecipado de R$100 milhões à gestora Quadra, em março deste ano.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças! Acesse agora o Guia do Ex-Negativado e fique informado sobre as últimas tendências, novidades e análises do mercado financeiro.

Deixe um comentário