, ,

Mutirão do INSS: volta ao mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez

12/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Começou o mutirão INSS para avaliar e reintegrar segurados ao mercado de trabalho ou, ainda, para constatar a aposentadoria por invalidez.

Publicidade

Mutirão INSS – Esta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está concentrando esforços em um Mutirão Nacional de Reabilitação Profissional, abrangendo seis superintendências regionais em todo o Brasil.

Com início ontem (11 de março) e término previsto para o dia 15 (sexta-feira), a iniciativa visa oferecer suporte abrangente a segurados que enfrentam dificuldades de reintegração ao mercado de trabalho devido a incapacidades temporárias ou permanentes.

As equipes das superintendências regionais do INSS já estão entrando em contato diretamente com os segurados que estão aguardando atendimento na fila. Eliminando, portanto, a necessidade de agendamento por parte dos beneficiários.

Saiba mais sobre o assunto na sequência deste texto.

Veja também:

Mutirão INSS: objetivo principal de integração e retorno ao mercado de trabalho

O objetivo principal desse Mutirão do INSS é proporcionar aos segurados as ferramentas e o suporte necessários para que possam, por sua vez, reintegrar-se ao mercado de trabalho de forma produtiva e sustentável.

Atualmente, há 37 mil pessoas aguardando avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS.

Para tentar atender a essa demanda, foram disponibilizadas 4.773 vagas nesse Mutirão do INSS.

As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 1.530 em Minas Gerais, 1.265 em Pernambuco, 680 no Distrito Federal, 630 em Santa Catarina, 580 em São Paulo e 88 no Rio de Janeiro.

Avaliações realizadas por equipe multidisciplinar

Durante esse período, os segurados serão submetidos a avaliações socioprofissionais minuciosas, visando uma compreensão completa de suas condições e necessidades.

Conforme a situação, a pessoa pode ser direcionada para participar de treinamentos e cursos profissionalizantes específicos, visando sua adaptação e qualificação para o retorno ao mercado de trabalho.

O grupo responsável pelo atendimento no Mutirão do INSS inclui terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar o segurado durante todo o processo, desde a avaliação inicial até a sua reintegração ao trabalho.

Conforme aponta o INSS, eles estarão à disposição para oferecer orientação e assistência personalizada a cada segurado.

Na teoria, essa equipe tem o conhecimento e a experiência necessários para abordar uma variedade de questões relacionadas à reabilitação profissional, garantindo um suporte abrangente e eficaz.

O INSS enfatizou, em comunicado, que o serviço de reabilitação profissional é um programa abrangente, não se limitando a um simples atendimento isolado.

“Há uma sequência de providências em inúmeras etapas, por isso existem critérios para o segurado ser considerado elegível e possa, então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS”, afirmou o órgão.

Encaminhamentos, continuidade do atendimento

O acesso à reabilitação profissional não é limitado a uma única via.

Os segurados podem ser encaminhados para o programa através da perícia médica, por requerimento próprio, ou, em casos extremos, pela Justiça Federal.

Essa variedade de opções garante que todos os segurados tenham a oportunidade de receber o suporte de que precisam para sua reintegração profissional.

Durante todo o programa, o segurado continua recebendo o Benefício por Incapacidade Temporária.

Após o término dos treinamentos, ele é reinserido em seu trabalho original ou redirecionado para uma atividade mais adequada.

Caso a reinserção não seja possível, ele poderá ser contemplado com o Benefício por Incapacidade Permanente, antiga aposentadoria por invalidez. É o que garante o comunicado do INSS:

“Nos casos em que for constada a inviabilidade de reabilitação, o profissional de referência do INSS dará seu parecer encaminhando-o para nova avaliação pericial a fim de verificar a possibilidade de aposentadoria por invalidez”, explicou o órgão federal.

Veja ainda:

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa