Novo Minha Casa Minha Vida – Em evento realizado no Palácio do Planalto na última quarta, 22 de novembro, o Governo Federal iniciou a implementação do novo Minha Casa Minha Vida.
A novidade se refere à seleção de propostas para a construção de casas populares. Elas se destinam à Faixa 1, onde se encontram as famílias com menor renda.
Com isso, terá início a construção e a distribuição de milhares de unidades residenciais em todo o país.
Governo anuncia a seleção de 187,5 mil novas unidades habitacionais do novo Minha Cada Minha Vida
O Governo Federal anunciou no último dia 22, a implementação da primeira etapa do novo programa habitacional, conforme regras que passaram a valer em 2023.
Essa inauguração acompanhou o anúncio da seleção de propostas para a construção de 187,5 mil unidades habitacionais, todas voltadas à Faixa 1.
Deste total, 184 mil unidades do novo Minha Casa Minha Vida se referem aos cadastros habitacionais feitos em todo o país.
As demais 3,5 mil, por sua vez, destinam-se às famílias que perderam suas casas em desastres naturais que levaram seus estados à declaração de calamidade pública.
Dentre esses estados estão Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Quais estados participam da primeira etapa de implementação do novo Minha Casa Minha Vida para a faixa 1?
Têm prioridade na distribuição de unidades, as cidades cujo déficit habitacional se mostrou mais agravado em estudos de 2019 da Fundação João Pinheiro.
Desse modo, os estados que receberão o maior número de unidades habitacionais na primeira fase do novo Minha Casa Minha Vida são: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e São Paulo.
Apesar disso, todos os outros estados do Brasil também serão beneficiados com habitações nesta primeira fase, embora em menor número do que os prioritários.
Ao todo, 560 municípios de todo o país participam desta primeira etapa de implementação do novo Minha Casa Minha Vida.
É possível conferir a lista de municípios selecionados, em cada estado, ao final da Portaria 1.482/2023 do Ministério das Cidades, assinada em 21 de novembro.
Como participar da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida?
Podem participar desta faixa as famílias que tiverem renda total de até R$ 2.640. A inscrição no programa, então, acontece junto à prefeitura municipal.
Além disso, é necessário que a família se inscreva no Cadastro Único ou, caso já possua inscrição, mantenha-o devidamente atualizado.
De acordo com o Governo Federal, as propostas que não foram selecionadas nesta primeira fase do novo Minha Casa Minha Vida serão analisadas na próxima etapa.
Conforme o ministro das Cidades, Jader Filho, o programa recebeu, para a Faixa 1, mais de 900 mil propostas nesta etapa. Por isso, não foi possível abarcar a todas neste primeiro momento.