, ,

O que é juros rotativo do cartão de crédito? Tem NOVA REGRA agora? Confira

06/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que é juros rotativo? Juros rotativo do cartão de crédito têm NOVA REGRA? Confira aqui tudo o que precisa sobre o tema.

Publicidade

O que é juros rotativo? – Desde o mês de agosto, o tema juros do rotativo vem ganhando as manchetes do noticiário financeiro e político no Brasil. E um dos motivos é que passará por mudanças.

Depois de a Câmara dos Deputados aprovar uma nova regra para o juro rotativo, é fundamental entender qual é o impacto para o consumidor brasileiro. Explicamos aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é juros rotativo?

Os juros rotativos são uma modalidade de financiamento oferecida aos consumidores, que não pagam integralmente suas faturas mensais do cartão de crédito.

Esse juro é ativado automaticamente, quando um cliente paga apenas o valor mínimo da fatura ou um valor inferior ao total devido daquele mês.

Assim, o o saldo remanescente é financiado com juros rotativos que tendem a ser agressivos – aumentando ano após ano, sendo que em 2023 a taxa média anual é de 445,7%.

Isso significa que o cliente está, na prática, tomando um empréstimo com taxas de juros elevadas para cobrir a dívida remanescente.

Portanto, os juros do rotativo do cartão de crédito costumam ser uma questão complexa e desafiadora para o bolso consumidores, que sofrem com a alta cobrança em caso de atraso ou algum imprevisto em sua fatura no cartão de crédito.

Como saber se caí nos juros do rotativo do cartão de crédito?

Isso é simples de se descobrir.

Como dito antes, o financiamento com base nas taxas exorbitantes do rotativo é ativado de forma automática quando há atraso, pagamento parcial ou no valor mínimo da fatura.

A partir disso, caso a sua fatura seguinte já conste taxas e juros, isso quer dizer que está pagando o rotativo.

Juros rotativo do cartão de crédito agora têm nova regra sendo criada

Na terça-feira, 5 de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de autoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA) e relatado por Alencar Santana (PT-SP), que cria um limite aos juros rotativos do cartão de crédito.

Aprovado na Câmara, o texto agora segue para o Senado Federal, onde também deve receber uma rápida aprovação.

O texto estabelece um limite claro para os juros cobrados em operações de crédito rotativo e parcelamento de faturas de cartões de crédito, bem como outros métodos de pagamento pós-pagos.

Simplificando, isso significa que a taxa de juros máxima permitida seria de 100% do valor original da dívida. Em outras palavras, o montante da dívida não poderá ultrapassar o dobro do valor original.

Para dar um exemplo prático, se você deve R$ 100 em seu cartão de crédito, a taxa de juros não poderá fazer com que sua dívida ultrapasse R$ 200.

Isso seria uma grande mudança em relação à situação atual, onde as taxas de juros no crédito rotativo podem chegar a incríveis 445,7% ao ano (como mostramos mais acima), o que, na prática, permite que uma dívida seja multiplicada por cinco.

Vale ressaltar que essa nova regra só entrará em vigor se o setor financeiro não apresentar suas próprias medidas de autorregulação nos próximos 90 dias, contados a partir da data de publicação da lei.

Ou seja, caso o setor financeiro não se autorregule, o limite de 100% será aplicado, podendo trazer um alívio significativo para quem utiliza esses serviços financeiros.

Leia mais:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa