O que fazer com a segunda parcela do 13º salário? Use a cabeça para organizar suas finanças

Receber o chamado abono natalino costuma deixar brasileiros felizes, mas o que fazer com a segunda parcela do 13º salário acabar por gerar dúvidas em muitos casos. Como aproveitar o dinheiro da melhor forma? Confira dicas aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quando a segunda parcela do 13º salário é paga?

Após o pagamento da primeira parcela até novembro, os empregadores têm a obrigação de depositar a segunda parcela do 13º salário até o dia 20 de dezembro, seguindo as leis trabalhistas.

Caso não seja repassada, a empresa em questão pode receber multa pelo atraso no valor de um pagamento obrigatório a qualquer trabalhador com carteira assinada.

No total, a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a segunda parcela do 13º injeta cerca de R$ 113 bilhões na economia brasileira no final de ano.

O que fazer com a segunda parcela do 13º salário?

Em uma época natalina, com festas de fim de ano, usar o valor para gastar com compras ou festas costuma ser uma das hipóteses, mas, o ideal é saber estudar a melhor forma de utilizar esse dinheiro extra em seu orçamento.

Organizar e ficar em dia com suas contas

O ano está no fim, as festas já chegaram, mas as contas de 2022 não dão trégua. Portanto, é fundamental saber como economizar e como organizar as suas contas para iniciar 2023 de forma mais saudável financeiramente.

É importante saber avaliar qual o melhor destino para o 13º, mas não necessariamente utilizar o valor para apenas um fim.

Com dinheiro extra na mão, uma possibilidade é buscar pagar dívidas à vista, já que todas elas são mais baratas quando quitadas sem parcelamento.

Mas, caso precise de um parcelamento, pode usar o valor para quitar ao menos uma parcela, de preferência eliminando os débitos com maiores taxas de juros.

O que fazer com a segunda parcela do 13º salário? Veja dicas sobre como usar
O que fazer com a segunda parcela do 13º salário? Veja dicas sobre como usar (Foto: Canva)

Não tem dívidas? Saiba como usar o dinheiro da melhor forma

Para quem não está endividado, o dinheiro recebido pode ser uma boa ideia no momento de adquirir um produto que estava aguardando ao longo do ano.

Invista em uma reserva de emergência

Não tem dívidas e nem pretende adquirir nenhum produto? Então a melhor opção é investir o valor para criar uma reserva de emergência.

Aplicando o valor em um CDB ou uma conta digital a 100% do CDI, o 13º salário de 2022 poderá render até 13,65% de forma bruta ao longo de 2023.

Quer receber mais notícias em primeira mão?

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Deixe um comentário