Call us now:
O que precisa para fazer o Cadastro Único – Muitos cidadãos brasileiros possuem dinheiro a participar de programas sociais do governo federal, porém é comum que o desconhecimento sobre as regras do CadÚnico impeça novos cadastros.
Por exemplo, o que é preciso para fazer o Cadastro Único? Quais documentos levar e quem pode se cadastrar para receber benefícios? Além disso, os próprios programas que fazem parte do CadÚnico também geram dúvidas.
Pensando nisso, o Guia do Ex-Negativado traz todas as informações que você precisa saber hoje. Confira abaixo!
O que precisa para fazer o Cadastro Único em 2023?
Para fazer o Cadastro Único, é necessário seguir alguns procedimentos padrões e levar documentos específicos.
É preciso que uma pessoa se defina como Responsável Familiar, que o governo pede que seja preferencialmente uma mulher.
A pessoa responsável pela família deve estar presente durante o cadastro no CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) e fornecer seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF ou Título de Eleitor.
Além disso, é necessário ter os documentos de identificação de todos os membros da família que moram na mesma residência, como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou Certidão de Nascimento/Casamento.
Os documentos que identifiquem os membros da família são obrigatórios, mas também é recomendável sejam levados: comprovante de Residência (conta de luz, água, telefone ou um contrato de aluguel) e comprovante de Renda (saiba abaixo mais sobre isso).
Saiba mais: Dicas de como fazer comprovante de renda sem ter carteira assinada
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
Podem ser cadastradas no programa do governo federal somente as famílias de baixa renda, que:
- Ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.
Quais são os benefícios do Cadastro Único? Vou receber todos?
O CadÚnico é voltado para selecionar cidadãos aptos a receber benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás.
No entanto, apenas estar inscrito no CadÚnico não garante entrada em nenhum desses benefícios.
Isso porque, cada programa específico possui suas próprias regras. Como exemplo, o Bolsa Família só seleciona famílias que recebem até R$ 218 por mês por pessoa da residência.
As análises são feitas de forma mensal pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Assim, mesmo que não seja selecionado no primeiro mês, é possível começar a receber benefícios sociais em outros meses após novas avaliações.
Por outro lado, inscritos no CadÚnico geralmente recebem isenção em inscrições do Enem e em concursos públicos ao redor do país.
Leia também: Aprenda como consultar Cadastro Único pelo CPF e atualize seus dados
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.