O STF já julgou a correção do FGTS? Perguntas são recorrentes; veja o andamento

27/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se o STF já julgou a correção do FGTS e qual é o objetivo dessa ação que se arrasta desde 2014 e quem pode se beneficiar.

Publicidade

O STF já julgou a correção do FGTS? Desde 2014 uma Ação Direta de Inconstitucionalidade gera expectativas nos trabalhadores. Ela visa alterar o modo como é feita a correção monetária do Fundo de Garantia.

Sua análise e a decisão cabem ao Supremo Tribunal Federal, que tem o poder de determinar se é possível ou não corrigir o FGTS com as taxas atualmente aplicáveis.

Mas como está este julgamento? O STF já chegou a uma conclusão sobre o tema? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e fique por dentro do assunto!

O STF já julgou a correção monetária do FGTS?

Não. Embora o julgamento tenha tido início, ele foi mais uma vez interrompido por um pedido de vistas.

Desse modo, agora ele aguarda a análise pelo ministro Nunes Marques.

O retorno do julgamento, por sua vez, depende do agendamento de uma nova data para inclusão do tema na pauta do Supremo Tribunal Federal.

Até o momento, o pedido de declaração de inconstitucionalidade das atuais taxas de correção monetária já possui dois votos em seu favor.

Todavia, a decisão final depende, ainda, da manifestação dos demais ministros do STF.

O que pretende a ação que discute a correção monetária do FGTS?

A ação que busca a declaração da inconstitucionalidade das atuais taxas de correção monetária aplicáveis ao FGTS entende que o uso delas prejudica o trabalhador.

Isso acontece porque atualmente a correção se dá pela Taxa Referencial.

Ela, todavia, manteve-se abaixo da inflação por anos a fio. Desse modo, isso desvalorizou o dinheiro do FGTS dos trabalhadores.

Assim, a ação busca o afastamento da taxa TR e a instituição de outra forma de correção monetária, de modo que ela sempre respeite, ao menos, a inflação.

Portanto, o julgamento da correção do FGTS pelo STF é de grande importância, pois pode beneficiar milhões de trabalhadores em todo o Brasil.

Quem poderá se beneficiar das mudanças na correção do FGTS?

O STF ainda não julgou a correção do FGTS, mas caso venha a decidir favoravelmente à mudança de taxas aplicáveis à parcela, também poderá limitar os efeitos da decisão para alguns casos.

Isso acontece porque uma das grandes questões que atua contra o julgamento favorável da ação é que ela poderia impactar enormemente os cofres públicos.

Por isso, é possível que o STF module a decisão de modo a limitar seus benefícios para alguns casos. Por exemplo, para quem entrou com ação de correção até a data final de julgamento; ou, então, apenas para os depósitos futuros de FGTS.

Mas isso é, até o momento, mera especulação, pois nada está decidido até que o STF julgue a correção do FGTS e manifeste a decisão final.

Leia: Lucro do FGTS: como sacar o valor em 2023? Quanto vou receber? Saiba tudo já

Acompanhe o julgamento sobre as taxas de correção monetária do FGTS! Para isso, baixe o App do Guia e fique por dentro de novidades sobre o assunto, bem como de notícias sobre benefícios, finanças e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça