Os usuários do Spotify, em diversos países do mundo, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, terão reajuste nos preços do plano Premium. A plataforma de streaming anunciou na última segunda-feira (24), que três dos quatro modelos de assinatura serão afetados pelo aumento.
O plano Premium é a versão paga do Spotify, que oferece benefícios como ouvir música sem anúncios, poder escolher músicas específicas para tocar e baixar canções para ouvir offline.
Com o reajuste, os usuários que já têm assinatura ou pretendem assinar deverão pagar um valor maior mensalmente para desfrutar desses recursos adicionais.
O aumento de preço nos modelos de assinatura
Para o plano “Individual”, os usuários precisarão desembolsar um acréscimo de R$ 2, elevando o valor da assinatura para R$ 21,90.
Já o plano “Duo” será alterado para R$ 27,90, aumentando R$ 3.
O “Universitário”, por sua vez, terá um aumento de R$ 2, passando a custar R$ 11,90.
Apesar das mudanças nos preços para alguns planos, o Spotify manteve o valor do plano “Família” inalterado, permanecendo em R$ 34,90.
Esse plano permite que até seis contas sejam vinculadas, o que torna uma opção atrativa para famílias que desejam compartilhar uma assinatura única.
A decisão do Spotify busca alinhar o valor do plano “Individual” ao pacote equivalente do Apple Music, ficando R$ 1,00 mais barato que o da Deezer.
Entretanto, ainda será superado pelo Amazon Music, que cobra R$ 16,90.
O reajuste já havia sido anunciado pela empresa em abril, marcando o primeiro aumento do plano Premium nos EUA em 12 anos.
O CEO do Spotify, Daniel Ek, havia sugerido essa possibilidade em uma teleconferência de resultados.
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Como ocorrerá o reajuste
Em relação aos assinantes atuais, o Spotify informou que eles receberão notificações por e-mail sobre o reajuste e terão um mês de carência antes do novo preço entrar em vigor, a menos que optem por cancelar a assinatura antes desse período.
No Brasil, os usuários cadastrados manterão o valor atual até que a cobrança com o novo preço seja efetuada em setembro.
De acordo com o Spotify, esse aumento tem como objetivo ajudar a empresa a continuar agregando valor aos fãs e artistas da plataforma, garantindo um serviço de qualidade aos seus assinantes.